/

Operação secreta resgata menino de 8 anos levado pelo pai jihadista

Bring-back-our-boy-Na-ktheni-djalin / Facebook

Erion e a mãe, Pranvera Zena

Erion e a mãe, Pranvera Zena

Um menino de 8 anos nascido no Kosovo foi devolvido à mãe depois de ter sido mantido durante cinco meses com o pai jihadista, na Síria.

O primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, anunciou num comunicado que os serviços secretos do país descobriram e resgataram o menino, Erion Abazi, numa operação realizada com a ajuda das autoridades turcas.

“Foi uma operação complicada e perigosa, realizada após uma cuidadosa análise”, afirma Thaçi no comunicado.

Estima-se que 200 kosovares se tenham juntado aos combatentes islâmicos que actuam na Síria e no Iraque.

A mãe do menino, Pranvera Zena, tem feito uma campanha a apelar ao regresso do filho, desde que Erion foi levado pelo pai, em junho. Zena criou uma página no Facebook e fez diversas intervenções públicas no Kosovo e na vizinha Albânia.

Viagem à Síria

O pai do menino, Arben, tinha dito à mãe que o ia levar a um passeio pelas montanhas de Kosovo. Mas em vez disso atravessou com o filho a fronteira da Albânia, apanhou um avião para a Turquia e seguiu para a Síria.

Bring-back-our-boy-Na-ktheni-djalin / Facebook

Erion está de regresso a casa

Erion está de regresso a casa

Fotos publicadas nas redes sociais durante a sua permanência na Síria mostravam o menino com um cartaz do grupo radical “Estado Islâmico“.

A semana passada, um parente de Pranvera tinha dito à BBC que a família apenas tinha contactos esporádicos com o menino na Síria.

Num dos telefonemas, Erion contou que o pai estava num campo de treinos.

Após o reencontro com o filho, no aeroporto do Kosovo, Pranvera Zena contou à Associated Press que se sentia como se estivesse “num sonho”.

A maioria dos albaneses étnicos de Kosovo são muçulmanos. E, destes, uma minoria muito pequena defende ideologias jihadistas.

O Kosovo, que declarou independência da Sérvia em 2008, tem uma população de 1,8 milhões de habitantes.

A guerra civil na Síria atraiu centenas de jihadistas de países europeus, incluindo de Portugal, do Reino Unido, França e Bélgica.

Resgate

Suad Sadullahi, primo de Erion, contou à BBC que o menino está “um pouco confuso” e não fala muito. “Acho que ele foi bem tratado na Síria, como as restantes crianças.”

Até ao resgate, a família procurou o menino por todo o lado. “Contactamos qualquer pessoa que pudesse dar-nos uma pista”, conta Sadullahi.

No dia 15 de setembro, conseguiram falar com Erion numa conversa pelo Skype. “Foi um alívio, estava com famílias de combatentes”, diz Sadullahi.

“O pai estava no Iraque a lutar pelo Estado Islâmico, e não sabe que o Erion está aqui no Kosovo”, conta o primo do menino.

Não foram fornecidos detalhes da operação de resgate, que foi autorizada pelo primeiro-ministro Thaçi e pelo presidente Atifete Jahjaga.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.