OPEP sugere que especulação está a provocar a queda no preço de petróleo

stendueland / Flickr

Ouro negro em queda: o preço do barril de petróleo em queda há 6 meses

Ouro negro em queda: o preço do barril de petróleo em queda há 6 meses

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, defendeu este domingo que o estado actual do mercado petrolífero não justifica a queda brutal do preço do barril verificada nos últimos meses.

Os princípios fundamentais do mercado petrolífero, incluindo a oferta e a procura, não justificam a queda de preços actual, disse hoje Abdullah al-Badri, o secretário-geral da OPEP, sugerindo haver “especulação” de preços.

O cartel aponta a especulação como o “provável factor responsável” pela actual cotação do produto, que perdeu quase metade do seu valor nos últimos seis meses.

“Queremos saber as verdadeiras razões que levaram a essa queda nos preços de petróleo”, disse Abdullah al-Badri, no Dubai, acrescentando que “a oferta e a procura têm tido um aumento ligeiro, que não explica esta queda repentina de 50% ” desde meados de junho.

A continuar este colapso, acrescentou, isso significará que “a especulação contribui fortemente para empurrar os preços para baixo“.

O secretário-geral da OPEP lembra que os limites de produção diária de petróleo estabelecidos pelo cartel não mudam há 10 anos e que se mantém nos 30 milhões de barril diários.

No entanto, os países que não são membros do cartel aumentaram em 6 milhões de barris por dia a sua oferta no mercado, o que terá contribuído para a queda verificada actualmente.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …