/

OPEP sugere que especulação está a provocar a queda no preço de petróleo

stendueland / Flickr

Ouro negro em queda: o preço do barril de petróleo em queda há 6 meses

Ouro negro em queda: o preço do barril de petróleo em queda há 6 meses

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, defendeu este domingo que o estado actual do mercado petrolífero não justifica a queda brutal do preço do barril verificada nos últimos meses.

Os princípios fundamentais do mercado petrolífero, incluindo a oferta e a procura, não justificam a queda de preços actual, disse hoje Abdullah al-Badri, o secretário-geral da OPEP, sugerindo haver “especulação” de preços.

O cartel aponta a especulação como o “provável factor responsável” pela actual cotação do produto, que perdeu quase metade do seu valor nos últimos seis meses.

“Queremos saber as verdadeiras razões que levaram a essa queda nos preços de petróleo”, disse Abdullah al-Badri, no Dubai, acrescentando que “a oferta e a procura têm tido um aumento ligeiro, que não explica esta queda repentina de 50% ” desde meados de junho.

A continuar este colapso, acrescentou, isso significará que “a especulação contribui fortemente para empurrar os preços para baixo“.

O secretário-geral da OPEP lembra que os limites de produção diária de petróleo estabelecidos pelo cartel não mudam há 10 anos e que se mantém nos 30 milhões de barril diários.

No entanto, os países que não são membros do cartel aumentaram em 6 milhões de barris por dia a sua oferta no mercado, o que terá contribuído para a queda verificada actualmente.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.