OPEP sugere que especulação está a provocar a queda no preço de petróleo

stendueland / Flickr

Ouro negro em queda: o preço do barril de petróleo em queda há 6 meses

Ouro negro em queda: o preço do barril de petróleo em queda há 6 meses

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, defendeu este domingo que o estado actual do mercado petrolífero não justifica a queda brutal do preço do barril verificada nos últimos meses.

Os princípios fundamentais do mercado petrolífero, incluindo a oferta e a procura, não justificam a queda de preços actual, disse hoje Abdullah al-Badri, o secretário-geral da OPEP, sugerindo haver “especulação” de preços.

O cartel aponta a especulação como o “provável factor responsável” pela actual cotação do produto, que perdeu quase metade do seu valor nos últimos seis meses.

“Queremos saber as verdadeiras razões que levaram a essa queda nos preços de petróleo”, disse Abdullah al-Badri, no Dubai, acrescentando que “a oferta e a procura têm tido um aumento ligeiro, que não explica esta queda repentina de 50% ” desde meados de junho.

A continuar este colapso, acrescentou, isso significará que “a especulação contribui fortemente para empurrar os preços para baixo“.

O secretário-geral da OPEP lembra que os limites de produção diária de petróleo estabelecidos pelo cartel não mudam há 10 anos e que se mantém nos 30 milhões de barril diários.

No entanto, os países que não são membros do cartel aumentaram em 6 milhões de barris por dia a sua oferta no mercado, o que terá contribuído para a queda verificada actualmente.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …

Em disputa com os EUA, China avança com a construção de 700 laboratórios

A China está a acelerar a construção de 700 novos laboratórios perante um cenário de corrida tecnológica contra os Estados Unidos. O objetivo é aumentar a competitividade do país. A tensão entre Pequim e Washington tem …

Oposição urge Boris Johnson a despedir assessor por ter violado o confinamento

Os partidos da oposição escreveram hoje ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, urgindo a demissão do assessor Dominic Cummings, a quem acusam de ter "abalado gravemente a confiança" da população nos apelos oficiais sobre a pandemia …

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …