ONU despede Mulher Maravilha do cargo de embaixadora

2

(dr) DC Comics

Wonder Woman – Mulher Maravilha, da DC Comics, a (ex) nova embaixadora da ONU para autonomia feminina

A Mulher Maravilha foi escolhida em outubro como a embaixadora honorária da ONU para o empoderamento das mulheres e das raparigas, mas o cargo acaba de lhe ser retirado.

As Nações Unidas consideraram a personagem de banda desenhada um “símbolo da paz, justiça e igualdade” e tornaram-na Embaixadora Honorária para o Empoderamento das Mulheres e Meninas pelo mundo, passando a ser a imagem da campanha para a tarefa número cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: alcançar a igualdade de género até 2030, com o slogan “Pense sobre os milagres que podemos alcançar”.

A revelação foi feita numa cerimónia que decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e já na altura não agradou algumas organizações feministas e até membros da ONU, que alegavam que existiam muitas mulheres reais que podiam ter sido escolhidas, em vez de uma personagem de ficção.

(dr) DC Entertainment / Warner Bros. Pictures

Wonder Woman é interpretada pela atriz israelita Gal Gadot

Wonder Woman é interpretada pela atriz israelita Gal Gadot

Foi mesmo criado um site para mostrar que a Mulher Maravilha (“Wonder Woman”, no nome original) é demasiado sexualizada e ligada aos EUA (por vestir as cores da bandeira norte-americana) e uma petição online assinada por quase 45 mil pessoas a pedir que a escolha fosse retirada.

E assim, menos de dois meses depois, a ONU voltou atrás. A organização internacional anunciou esta terça-feira que desistiu de usar a Mulher Maravilha na campanha, mas não explicou os motivos. A notícia foi avançada pelo jornal britânico The Guardian.

A Mulher Maravilha deixa de ser embaixadora honorária da ONU a partir desta sexta-feira, mas desconhece-se quem será a sucessora da heroína de BD.

A manter-se esta nomeação, a Mulher Maravilha juntar-se-ia a outras personagens de ficção eleitas pela ONU: a fada Sininho foi a embaixadora honorária para as questões ecológicas, Winnie the Pooh para a amizade e Angry Birds para os assuntos climáticos.

Move / SN

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.