ONU declarou guerra (económica) ao Estado Islâmico

United Nations / Flickr

Assembleia Geral da ONU, Organização das Nações Unidas

O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, uma resolução para reduzir os meios de financiamento aos jihadistas do Daesh, ou Estado Islâmico.

A resolução, apresentada conjuntamente pelos Estados Unidos e pela Rússia, pede que que sejam tomadas acções “enérgicas e decisivas para cortar os fundos e outros recursos económicos” do Daesh, incluindo o contrabando de petróleo e antiguidades, e que sejam punidos “mais activamente” os apoiantes financeiros do grupo.

O texto pede a todos países que congelem as contas bancárias de indivíduos e organizações que estejam na lista negra do Conselho de Segurança da ONU.

Os países são desafiados a classificar o financiamento do terrorismo nas suas legislações internas como “um crime grave“, mesmo na ausência de qualquer relação com actos terroristas específicos, e a intensificar a troca de informações sobre o tema, inclusive entre os governos e o sector privado.

Na quarta-feira, Adam Szubin, subsecretário do Tesouro americano para o Terrorismo e Inteligência Financeira, adiantou que o texto prevê sanções ao Daesh.

“Esperamos que o Conselho de Segurança adopte a nova resolução para concentrar seu antigo regime de sanções contra a Al-Qaeda na ameaça do Daesh”, afirmou Szubin, citado pela Sputnik News.

A resolução classifica “fazer negócios com o Daesh” como ofensa punível com sanções, explica o oficial americano.

Segundo Szubin, tal classificação dá a Washington mais flexibilidade para agir contra quem estiver a ajudar o grupo terrorista.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Se fosse só a Turquia… Há quem já tenha apresentado e denunciado PUBLICAMENTE na TV, a jp*morgan e hsbc por financiarem esses terroristas à cara podre e ninguém fez nada nos EUA… Agora pensem porque será.
      E pq os media nao disseram mais nada sobre isso.

RESPONDER

Espanha. Governo de Aznar suspeito de adjudicações irregulares de 600 milhões de euros

As autoridades espanholas estão a investigar alegadas irregularidades em 23 adjudicações de obras públicas de cinco ministérios do último mandato de José María Aznar, ex-primeiro-ministro de Espanha, de 600 milhões de euros. Segundo noticiou esta segunda-feira …

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …