/

ONU declarou guerra (económica) ao Estado Islâmico

4

United Nations / Flickr

Assembleia Geral da ONU, Organização das Nações Unidas

O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, uma resolução para reduzir os meios de financiamento aos jihadistas do Daesh, ou Estado Islâmico.

A resolução, apresentada conjuntamente pelos Estados Unidos e pela Rússia, pede que que sejam tomadas acções “enérgicas e decisivas para cortar os fundos e outros recursos económicos” do Daesh, incluindo o contrabando de petróleo e antiguidades, e que sejam punidos “mais activamente” os apoiantes financeiros do grupo.

O texto pede a todos países que congelem as contas bancárias de indivíduos e organizações que estejam na lista negra do Conselho de Segurança da ONU.

Os países são desafiados a classificar o financiamento do terrorismo nas suas legislações internas como “um crime grave“, mesmo na ausência de qualquer relação com actos terroristas específicos, e a intensificar a troca de informações sobre o tema, inclusive entre os governos e o sector privado.

Na quarta-feira, Adam Szubin, subsecretário do Tesouro americano para o Terrorismo e Inteligência Financeira, adiantou que o texto prevê sanções ao Daesh.

“Esperamos que o Conselho de Segurança adopte a nova resolução para concentrar seu antigo regime de sanções contra a Al-Qaeda na ameaça do Daesh”, afirmou Szubin, citado pela Sputnik News.

A resolução classifica “fazer negócios com o Daesh” como ofensa punível com sanções, explica o oficial americano.

Segundo Szubin, tal classificação dá a Washington mais flexibilidade para agir contra quem estiver a ajudar o grupo terrorista.

ZAP

4 Comments

    • Se fosse só a Turquia… Há quem já tenha apresentado e denunciado PUBLICAMENTE na TV, a jp*morgan e hsbc por financiarem esses terroristas à cara podre e ninguém fez nada nos EUA… Agora pensem porque será.
      E pq os media nao disseram mais nada sobre isso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.