Defensores dos direitos dos animais lançaram 279 cartazes em 14 cidades da China, incluindo na capital Pequim, para denunciar o consumo de carne de cão e gato por parte da população, visando preservar estes animais.
“O que você põe na sua boca pode ter sido o melhor amigo do seu filho”, refere um cartaz lançado pela entidade que promove da iniciativa, a ONG Animal Asia, e que assinala a necessidade de cada cidadão chinês “saber quando dizer não à carne de gato ou cão”.
As tradições culturais antigas do país asiático impelem muitos chineses, sobretudo os do sul do país, a consumir a carne de cão e gato, mas o desenvolvimento da classe média chinesa está a mudar estes hábitos alimentares, fazendo com que os moradores das regiões urbanas olhem para estes bichos como animais de estimação.
A Animal Asia luta por outras causas como o fim do cativeiro de ursos para extração de bílis, usada na China com fins medicinais, e os maus tratos aos animais em zoológicos, onde são forçados a fazer atuações em condições degradantes.
/Lusa