As ondas sonoras são uma forma de antigravidade

O heavy metal, conhecido por ser um tipo de música pesado é, na verdade, o oposto. As ondas sonoras têm massa, mas negativa. Por outras palavras, o som flutua para cima.

Um grupo de cientistas escreveu um artigo científico no qual explicam que as ondas sonoras têm massa, o que significa que o som é afetado pela gravidade.

Angelo Esposito, da Columbia University, nos Estados Unidos, explica que a recente investigação baseia-se em estudos anteriores que sugerem que os fotões têm massa em superfluidos. No entanto, este artigo mais recente leva a investigação a outro patamar e adianta que os fotões podiam ter massa noutros tipos de materiais também – como líquidos, sólidos regulares e até no próprio ar.

A massa real dos fotões é, provavelmente, muito pequena, mas grande o suficiente para ser mensurável. No entanto, fazer essa medição revelaria lago muito estranho: a massa dos fotões seria negativa – isto é, em vez de cair, os fotões “cairiam para cima”.

Esta queda “ao contrário” significa que os fotões se afastariam de uma fonte gravitacional como a Terra.

“Se a massa gravitacional fosse positiva, os fotões cairiam para baixo”, afirma um físico, citado pelo Interesting Engineering. À semelhança dos objetos com massa positiva, a “agressividade” da queda depende do material pelo qual estas partículas estão a passar.

Por exemplo, em movimentos sonoros de água a 1,5 quilómetros por segundo, a massa negativa do fotão provocaria um desvio de cerca de 1 grau por segundo. Mas quebrar este desvio é quase impossível de medir, uma vez que se trata de uma mudança de apenas 1 grau ao longo de 15 quilómetros.

Mas há uma forma mais viável de fazer esta medição – num meio em que o som viaja muito devagar. O hélio superfluido poderia ser a chave, dado que neste ambiente o som da velocidade pode ser tão lento quanto centenas de metros por segundo (ou menos).

Além disso, os cientistas sugerem que uma outra forma de tentar medir a massa pode passar por procurar sinais óbvios de fotões portadores de massa, examinando ondas sonoras extremamente intensas. Neste caso, precisaríamos de um evento que gerasse um tremendo som, como um terramoto.

De acordo com os dados de Esposito, um terramoto de magnitude 9 libertaria energia suficiente para que os relógios atómicos pudessem ser usados para medir a mudança na aceleração gravitacional da onda sonora do sismo. No entanto, esta experiência não passa da teoria, já que esta tecnologia sensível ainda não existe.

Apesar de não afetar o nosso quotidiano, esta descoberta é intrigante para a comunidade científica, e prova que há sempre algo a aprender sobre o mundo que nos rodeia. As descobertas foram publicadas recentemente no Physical Review Letters.

“Até agora, pensávamos que as ondas sonoras não transportavam massa“, afirmou a cientista Ira Rothstein, da Universidade Carnegie Mellon. “Neste sentido, é um resultado realmente notável.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os cientistas podem te-lo só descoberto agora mas o ser humano já o sente desde sempre ; por isso a música nos transmite tantas emoções e ate serve de terapia. Há muitas coisas que sendo ,pelo menos para já, impossiveis de ser medidas ou descobertas pela ciência que o ser humano sente no corpo e na alma.

  2. Quanto a matéria “As ondas sonoras são uma forma de antigravidade”, está escrito fotões onde deveria ser fonãos. Verifiquei o artigo original a pouco.
    Abraço!

    • Na vdd pelo que eu entendi, não seria uma forma de anti-gravidade, mas sim atingida pela gravidade de forma contrária, subindo em vez de descer. Sendo assim seria um tipo de anti-matéria, digamos assim. Uma matéria ou semi-matéria(se é que da para definir assim) com massa negativa.

      • Sim! Sim! É isso mesmo. Entre as aspas eu coloquei o título da matéria.
        Na verdade essa massa negativa e só a massa efetiva. No caso do artigo, os autores deixam claro que não precisa apelar para relatividade e nem para a quântica. A massa negativa seria um saldo negativo de massa devido a um pequeno fluxo material de sentido contrário ao da propagação do fonão. Eles explicaram bem pra um modelo fluido, mas não conseguiram explicar o motivo do fenômeno poder acontecer no estado sólido também.

RESPONDER

Apesar do apuramento na Champions, Nápoles demite Carlo Ancelotti

O Nápoles anunciou ter demitido, esta terça-feira, o treinador italiano Carlo Ancelotti, apesar deste ter qualificado o clube para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. "O Nápoles decidiu retirar o cargo de treinador da primeira equipa …

BE quer regular as relações laborais na advocacia para acabar com a precariedade

O parlamento discute esta quarta-feira um projeto de lei do BE para regular as relações laborais na advocacia uma vez que, argumenta o deputado bloquista José Manuel Pureza, a “grande maioria” dos advogados está em …

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …