As ondas sonoras são uma forma de antigravidade

O heavy metal, conhecido por ser um tipo de música pesado é, na verdade, o oposto. As ondas sonoras têm massa, mas negativa. Por outras palavras, o som flutua para cima.

Um grupo de cientistas escreveu um artigo científico no qual explicam que as ondas sonoras têm massa, o que significa que o som é afetado pela gravidade.

Angelo Esposito, da Columbia University, nos Estados Unidos, explica que a recente investigação baseia-se em estudos anteriores que sugerem que os fotões têm massa em superfluidos. No entanto, este artigo mais recente leva a investigação a outro patamar e adianta que os fotões podiam ter massa noutros tipos de materiais também – como líquidos, sólidos regulares e até no próprio ar.

A massa real dos fotões é, provavelmente, muito pequena, mas grande o suficiente para ser mensurável. No entanto, fazer essa medição revelaria lago muito estranho: a massa dos fotões seria negativa – isto é, em vez de cair, os fotões “cairiam para cima”.

Esta queda “ao contrário” significa que os fotões se afastariam de uma fonte gravitacional como a Terra.

“Se a massa gravitacional fosse positiva, os fotões cairiam para baixo”, afirma um físico, citado pelo Interesting Engineering. À semelhança dos objetos com massa positiva, a “agressividade” da queda depende do material pelo qual estas partículas estão a passar.

Por exemplo, em movimentos sonoros de água a 1,5 quilómetros por segundo, a massa negativa do fotão provocaria um desvio de cerca de 1 grau por segundo. Mas quebrar este desvio é quase impossível de medir, uma vez que se trata de uma mudança de apenas 1 grau ao longo de 15 quilómetros.

Mas há uma forma mais viável de fazer esta medição – num meio em que o som viaja muito devagar. O hélio superfluido poderia ser a chave, dado que neste ambiente o som da velocidade pode ser tão lento quanto centenas de metros por segundo (ou menos).

Além disso, os cientistas sugerem que uma outra forma de tentar medir a massa pode passar por procurar sinais óbvios de fotões portadores de massa, examinando ondas sonoras extremamente intensas. Neste caso, precisaríamos de um evento que gerasse um tremendo som, como um terramoto.

De acordo com os dados de Esposito, um terramoto de magnitude 9 libertaria energia suficiente para que os relógios atómicos pudessem ser usados para medir a mudança na aceleração gravitacional da onda sonora do sismo. No entanto, esta experiência não passa da teoria, já que esta tecnologia sensível ainda não existe.

Apesar de não afetar o nosso quotidiano, esta descoberta é intrigante para a comunidade científica, e prova que há sempre algo a aprender sobre o mundo que nos rodeia. As descobertas foram publicadas recentemente no Physical Review Letters.

“Até agora, pensávamos que as ondas sonoras não transportavam massa“, afirmou a cientista Ira Rothstein, da Universidade Carnegie Mellon. “Neste sentido, é um resultado realmente notável.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os cientistas podem te-lo só descoberto agora mas o ser humano já o sente desde sempre ; por isso a música nos transmite tantas emoções e ate serve de terapia. Há muitas coisas que sendo ,pelo menos para já, impossiveis de ser medidas ou descobertas pela ciência que o ser humano sente no corpo e na alma.

  2. Quanto a matéria “As ondas sonoras são uma forma de antigravidade”, está escrito fotões onde deveria ser fonãos. Verifiquei o artigo original a pouco.
    Abraço!

    • Na vdd pelo que eu entendi, não seria uma forma de anti-gravidade, mas sim atingida pela gravidade de forma contrária, subindo em vez de descer. Sendo assim seria um tipo de anti-matéria, digamos assim. Uma matéria ou semi-matéria(se é que da para definir assim) com massa negativa.

      • Sim! Sim! É isso mesmo. Entre as aspas eu coloquei o título da matéria.
        Na verdade essa massa negativa e só a massa efetiva. No caso do artigo, os autores deixam claro que não precisa apelar para relatividade e nem para a quântica. A massa negativa seria um saldo negativo de massa devido a um pequeno fluxo material de sentido contrário ao da propagação do fonão. Eles explicaram bem pra um modelo fluido, mas não conseguiram explicar o motivo do fenômeno poder acontecer no estado sólido também.

RESPONDER

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …