Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma “onda” de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu novo habitat: milhões de organismos construtores de recifes que poderiam beneficiar a Grande Barreira de Corais.

O enorme campo de pedras-pomes, composto por milhões de minúsculas pedras separadas, foi expelido em agosto de 2019 por um vulcão subaquático encontrado na costa noroeste da ilha de Vava’u em Tonga. A pedra-pomes é formada quando a lava líquida irrompe de um vulcão para o mar e arrefece de forma rápida, obtendo a sua estrutura porosa através de gases que borbulharam do magma espumoso.

O campo flutuante de pedra-pomes foi estimado em 167 km2, quase o dobro do tamanho de Lisboa, revela o IFLS.

Os cientistas já sabiam que este campo se dirigia para a Austrália, mas agora estão a chegar cada vez mais pedaços de pedra-pomes às praias de Queensland. Scott Bryan, professor da Queensland University of Technology, tem andado pelas praias em busca de pedra-pomes desde abril.

Bryan acredita que as pedra-pomes possam vir a reabastecer alguns dos recifes de coral da Austrália, trazendo novos corais saudáveis ​​e outros materiais biológicos que as pedras agarraram no caminho.

Em comunicado, o professor explica que “cada pedaço de pedra-pomes é uma casa e um veículo para um organismo, e isso é simplesmente incrível. A diversidade de espécies que está a ser transportada ao longo dos milhares de quilómetros é fenomenal”.

Os cientistas identificaram “mais de 100 espécies diferentes presas à pedra-pomes – uma enorme diversidade de plantas e animais”, acrescentou Bryan.

No entanto, alguns cientistas são mais céticos quanto às propriedades vitais da “onda” de pedra-pomes que está a chegar. Rebecca Albright, bióloga de corais da California Academy of Sciences, disse à Scientific American em 2019 que “quando a pedra-pomes chegar à Austrália, há uma comunidade diversificada a viver nela”, mas que os corais podem não fazer parte dessa comunidade.

Embora Bryan também acredite que a pedra-pomes não será suficiente para salvar o conturbado recife da Grande Barreira, o professor acredita que pelo esta menos dê uma nova vida às costas da Austrália.

“É quase como uma injeção de vitaminas”, disse Bryan sobre a chegada das pedras, mas assume que o “só fluxo de pedra-pomes não consegue ajudar a mitigar diretamente os efeitos da mudança climática na Grande Barreira de Corais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E eu aqui precisando uma pros pés… Que jeito me dava viu… Agora já não vendem mais, é só sintética… Mas não é a mesma coisa!

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …