Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma “onda” de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu novo habitat: milhões de organismos construtores de recifes que poderiam beneficiar a Grande Barreira de Corais.

O enorme campo de pedras-pomes, composto por milhões de minúsculas pedras separadas, foi expelido em agosto de 2019 por um vulcão subaquático encontrado na costa noroeste da ilha de Vava’u em Tonga. A pedra-pomes é formada quando a lava líquida irrompe de um vulcão para o mar e arrefece de forma rápida, obtendo a sua estrutura porosa através de gases que borbulharam do magma espumoso.

O campo flutuante de pedra-pomes foi estimado em 167 km2, quase o dobro do tamanho de Lisboa, revela o IFLS.

Os cientistas já sabiam que este campo se dirigia para a Austrália, mas agora estão a chegar cada vez mais pedaços de pedra-pomes às praias de Queensland. Scott Bryan, professor da Queensland University of Technology, tem andado pelas praias em busca de pedra-pomes desde abril.

Bryan acredita que as pedra-pomes possam vir a reabastecer alguns dos recifes de coral da Austrália, trazendo novos corais saudáveis ​​e outros materiais biológicos que as pedras agarraram no caminho.

Em comunicado, o professor explica que “cada pedaço de pedra-pomes é uma casa e um veículo para um organismo, e isso é simplesmente incrível. A diversidade de espécies que está a ser transportada ao longo dos milhares de quilómetros é fenomenal”.

Os cientistas identificaram “mais de 100 espécies diferentes presas à pedra-pomes – uma enorme diversidade de plantas e animais”, acrescentou Bryan.

No entanto, alguns cientistas são mais céticos quanto às propriedades vitais da “onda” de pedra-pomes que está a chegar. Rebecca Albright, bióloga de corais da California Academy of Sciences, disse à Scientific American em 2019 que “quando a pedra-pomes chegar à Austrália, há uma comunidade diversificada a viver nela”, mas que os corais podem não fazer parte dessa comunidade.

Embora Bryan também acredite que a pedra-pomes não será suficiente para salvar o conturbado recife da Grande Barreira, o professor acredita que pelo esta menos dê uma nova vida às costas da Austrália.

“É quase como uma injeção de vitaminas”, disse Bryan sobre a chegada das pedras, mas assume que o “só fluxo de pedra-pomes não consegue ajudar a mitigar diretamente os efeitos da mudança climática na Grande Barreira de Corais”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E eu aqui precisando uma pros pés… Que jeito me dava viu… Agora já não vendem mais, é só sintética… Mas não é a mesma coisa!

RESPONDER

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …