OMS adverte que podem surgir casos de listeriose fora de Espanha

IRRI Images / Flickr

A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu ser possível o surgimento “nas próximas semanas” de novos casos, entre viajantes que estiveram em território espanhol, relacionados com o surto de listeriose detetado em agosto.

Em comunicado publicado esta segunda-feira, a OMS sublinha que o largo período de incubação da bactéria “listaria” — cerca de 70 dias — e a popularidade da carne em que o surto teve origem, “servida em muitos restaurantes”, fazem temer que se declarem novos casos, apesar da redução verificada nas últimas semanas.

A organização assinala também que, devido ao elevado número de turistas que viajam para Espanha e para a comunidade autónoma andaluza, onde se registaram os primeiros casos, poderá haver mais viajantes expostos aos produtos contaminados, embora estimando que o risco é baixo, dado que muitos foram retirados do mercado e nenhum foi exportado.

A OMS mantém a recomendação de não aplicar restrições aos viajantes que visitam zonas afetadas pelo surto, como já aconselhou em comunicações anteriores sobre o caso.

No entanto, recorda que as pessoas de grupos de risco (como grávidas, crianças e idosos) que mostrem sintomas e tenham visitado Espanha, devem ir imediatamente ao médico e informá-lo sobre a viagem.

Os sintomas incluem diarreia, febre, dores de cabeça e musculares, que tratados a tempo na maioria dos pacientes não se revestem de gravidade, embora em alguns pacientes de grupos de risco possam degenerar numa listeriose invasiva mais perigosa, com taxas de mortalidade entre 20% e 30%, segundo a OMS.

A organização contabilizou 222 casos de listeriose em Espanha, entre 7 de julho e 13 de setembro, a maioria dos quais na Andaluzia (219), enquanto três pessoas idosas morreram da doença e seis mulheres sofreram abortos.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …