/

Em apenas um ano, combustíveis subiram mais de 35 vezes

7

No espaço de um ano, a gasolina, que está a custar 1,695 euros por litro, sofreu 38 subidas de preço e o gasóleo 35, saltando para 1,502 euros por litro.

O agravamento foi de 31 cêntimos por litro no primeiro caso e de 29 cêntimos no segundo. Mas as subidas não ficam por aqui. Esta segunda-feira, o gasóleo sobe 3,5 cêntimos e a gasolina 2,4 cêntimos.

Portugal tem a sexta gasolina mais cara da UE-27 e ocupa a sétima posição no diesel.

Num altura em que tentam recuperar das perdas consequentes da pandemia, as empresas pedem medidas que travem a escalada de preços.

Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), refere, em declarações ao Jornal de Notícias, que “as empresas estão a braços com imensas dificuldades, desde a falta de contentores ao aumento das matérias-primas, às quais se juntam o aumento dos custos da eletricidade e dos combustíveis”.

Acrescenta ainda que “mais de 60% das nossas exportações são feitas por via rodoviária. Há muitos anos que pedimos investimentos na ferrovia, as empresas não podem esperar mais”, alertou.

Por sua vez, o setor da metalurgia e metalomecânica, que continua “cheio de encomendas” para exportação, é dos que não conseguem repercutir o custo crescente dos transportes e combustíveis no preço final. “O mercado não aguenta. Se aumentarmos preços, ninguém compra”, sublinha Rafael Campos Pereira.

Já João Dinis, da direção da Confederação Nacional de Agricultores, diz que todo o setor primário está “muito vulnerável a qualquer aumento de custos dos combustíveis”, sendo que desta forma os agricultores “não conseguem chegar às prateleiras dos supermercados”, com os aumentos dos combustíveis “a atingir o limite do suportável”.

De acordo com o JN, o Governo já está autorizado a fixar margens máximas de comercialização, mas o impacto é incerto.

ZAP //

7 Comments

  1. E segundo informações prevê-se uma inflação de 0,9% para este ano, por semana talvez! É que não são apenas os combustíveis que aumentam, vai tudo a reboque!

  2. Este idiota de governo ainda não percebeu que uma das coisas que mina a confiança da sociedade/economia é um grande aumento dos custos energéticos.
    Se isto continuar assim, para o ano temos eleições… ou talvez um novo confinamento para “enganar” o povinho…

  3. O método dos dominadores para continuarem a dominar é investir parte da riqueza que acumularam para manter os dominados com excrementos até ao queixo, para estes não ousarem fazer as ondas que acabariam com a injustiça, sob pena de perderem o pouco que têm e ainda engolirem uns pirulitos. Já sabíamos que
    sempre foi assim, mas só vai ficar pior.

  4. Tenham calma! O Costa prometeu em 2016, altura em que aumentou o imposto sobre os combustíveis, que o desceria assim que o preço do barril no mercado internacional subisse. E o Costa cumpre aquilo que promete. É uma pessoa honrada ao contrário de outros canalhas.

    • Pois, o Costa há-de baixar o imposto quando deixar de ser primeiro ministro.
      É curioso ver como os partidos de esquerda convivem tão bem com esta mentira. O PCP e o BE têm tudo para obrigar a honrar a palavra dada e a baixar o imposto sobre os produtos petrolíferos, uma vez que deles depende a aprovação do orçamento de estado. Vamos ver a postura desses partidos, a relação deles com a palavra dada, e a relação deles com a justiça fiscal para todos os portugueses.
      Vamos aguardar…e vamos ver…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.