Em apenas um ano, combustíveis subiram mais de 35 vezes

No espaço de um ano, a gasolina, que está a custar 1,695 euros por litro, sofreu 38 subidas de preço e o gasóleo 35, saltando para 1,502 euros por litro.

O agravamento foi de 31 cêntimos por litro no primeiro caso e de 29 cêntimos no segundo. Mas as subidas não ficam por aqui. Esta segunda-feira, o gasóleo sobe 3,5 cêntimos e a gasolina 2,4 cêntimos.

Portugal tem a sexta gasolina mais cara da UE-27 e ocupa a sétima posição no diesel.

Num altura em que tentam recuperar das perdas consequentes da pandemia, as empresas pedem medidas que travem a escalada de preços.

Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), refere, em declarações ao Jornal de Notícias, que “as empresas estão a braços com imensas dificuldades, desde a falta de contentores ao aumento das matérias-primas, às quais se juntam o aumento dos custos da eletricidade e dos combustíveis”.

Acrescenta ainda que “mais de 60% das nossas exportações são feitas por via rodoviária. Há muitos anos que pedimos investimentos na ferrovia, as empresas não podem esperar mais”, alertou.

Por sua vez, o setor da metalurgia e metalomecânica, que continua “cheio de encomendas” para exportação, é dos que não conseguem repercutir o custo crescente dos transportes e combustíveis no preço final. “O mercado não aguenta. Se aumentarmos preços, ninguém compra”, sublinha Rafael Campos Pereira.

Já João Dinis, da direção da Confederação Nacional de Agricultores, diz que todo o setor primário está “muito vulnerável a qualquer aumento de custos dos combustíveis”, sendo que desta forma os agricultores “não conseguem chegar às prateleiras dos supermercados”, com os aumentos dos combustíveis “a atingir o limite do suportável”.

De acordo com o JN, o Governo já está autorizado a fixar margens máximas de comercialização, mas o impacto é incerto.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E segundo informações prevê-se uma inflação de 0,9% para este ano, por semana talvez! É que não são apenas os combustíveis que aumentam, vai tudo a reboque!

  2. Este idiota de governo ainda não percebeu que uma das coisas que mina a confiança da sociedade/economia é um grande aumento dos custos energéticos.
    Se isto continuar assim, para o ano temos eleições… ou talvez um novo confinamento para “enganar” o povinho…

  3. O método dos dominadores para continuarem a dominar é investir parte da riqueza que acumularam para manter os dominados com excrementos até ao queixo, para estes não ousarem fazer as ondas que acabariam com a injustiça, sob pena de perderem o pouco que têm e ainda engolirem uns pirulitos. Já sabíamos que
    sempre foi assim, mas só vai ficar pior.

  4. Tenham calma! O Costa prometeu em 2016, altura em que aumentou o imposto sobre os combustíveis, que o desceria assim que o preço do barril no mercado internacional subisse. E o Costa cumpre aquilo que promete. É uma pessoa honrada ao contrário de outros canalhas.

    • Pois, o Costa há-de baixar o imposto quando deixar de ser primeiro ministro.
      É curioso ver como os partidos de esquerda convivem tão bem com esta mentira. O PCP e o BE têm tudo para obrigar a honrar a palavra dada e a baixar o imposto sobre os produtos petrolíferos, uma vez que deles depende a aprovação do orçamento de estado. Vamos ver a postura desses partidos, a relação deles com a palavra dada, e a relação deles com a justiça fiscal para todos os portugueses.
      Vamos aguardar…e vamos ver…

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …