Olympiacos de Pedro Martins sagra-se campeão (mas o PAOK de Abel Ferreira pode estragar a festa na secretaria)

Panagiotis Moschandreou / ANA-MPA

Pedro Martins conquistou este dominho o seu primeiro título de campeão, recuperando, a seis jornadas do fim, o título para o Olympiacos, que assim assegura o seu 45.º campeonato grego de futebol.

A cumprir o seu 2.º ano no campeonato helénico, Pedro Martins, que na época passada foi segundo, precisava vencer em casa do AEK, 3.º classificado, o que veio a conseguir, impondo-se por 2-1 e mantendo os 19 pontos de avanço para o segundo, oP AOK.

Com o guarda-redes José Sá e o central Ruben Semedo no onze inicial e Cafu no banco, o Olympiacos adiantou-se no marcador, aos 38 minutos, pelo avançado marroquino Youssef El-Arabi, que, ao segundo poste, emendou, de primeira e sem deixar cair, um longo cruzamento na esquerda. Aos 45, o guineense Mohamed Mady Camara surgiu na área em corrida, aproveitando um cruzamento atrasado para ampliar a vantagem.

O avançado argentino Sergio Araújo reduziria, aos 66, para o AEK de Paulinho, com um desvio de cabeça na pequena área, na sequência de um canto, reacendendo a luta pelo resultado, que, no entanto, não se alterou.

Depois de conquistar sete títulos consecutivos, o Olympiacos viu em 2018 o AEK de Atenas ser campeão e em 2019 o PAOK, agora treinado por Abel Ferreira, e que aguarda o resultado de um recurso que apresentou pela perda de sete pontos.

Em causa, o facto de Ivan Savvidis ser o acionista principal de PAOK e Xanthi, propriedade múltipla que não é permitida pelos regulamentos. Em abril, o emblema treinado pelo técnico português foi punido com a perda de sete pontos, assim como o Xanthi por terem um acionista comum, Ivan Savvidis, precisa o portal Sapo Desporto, dando conta que a equipa de Abel Ferreira pode travar a festa do campeão na secretaria.

Em canso de provimento do recurso, seria devolvida a diferença de 12 pontos na tabela classificativa e a luta pelo título grego voltaria a estar em aberto.

Horas antes, o PAOK venceu por 2-0 em casa do Aris Salónica de Bruno Gama, porém, esse triunfo de nada valeria caso o rival vencesse, como veio a suceder.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …