Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP).

O acidente aconteceu este domingo perto de Touques, na região da Normandia, no noroeste de França, onde o deputado tinha uma casa de férias, perto das 18h locais (17h em Lisboa) e vitimou também o piloto do helicóptero.

Segundo apurou a AFP, não havia mais pessoas a bordo. Olivier Dassault era piloto e engenheiro, formado pela École de l’Air e serviu na Força Aérea francesa.

Dassault era o filho mais velho do industrial bilionário francês Serge Dassault, cujo homónimo Dassault Aviation, constrói os aviões de guerra Rafale e é dono do jornal Le Figaro.

Foi eleito deputado do Partido Republicano para a Assembleia Nacional pela primeira vez em 2002, tendo sido reeleito em 2007.

Segundo a agência Reuters, Dassault foi considerado o 361.º homem mais rico do mundo ao lado dos seus dois irmãos e irmã, com uma fortuna de cerca de seis mil milhões de euros, a maior parte herdada do seu pai, de acordo com a lista de ricos de 2020 da Forbes.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, já prestou a sua homenagem, numa publicação na rede social Twitter, em que refere que “Olivier Dassault amava a França.

“Capitão de indústria, deputado, representante local, comandante de reserva da Força Aérea: durante a sua vida, ele não cessou de servir o nosso país, de valorizar os ativos. A sua morte brutal é uma grande perda. Pensamentos à sua família e aos seus mais próximos,” escreveu.

Também Valerie Pecresse, uma política conservadora que é presidente da região de Paris, lamentou o sucedido no Twitter.

“Grande tristeza com a notícia do falecimento repentino de Olivier Dassault. Homem de negócios, mas também fotógrafo de renome, tinha no sangue a paixão pela política, enraizada no seu departamento de Oise. Os meus pensamentos calorosos para a sua família”.

//

 

 

 

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …