/

Olhares estranhos provam que o nosso cérebro consegue “ler mentes”

1

A tendência universal de desviarmos o olhar quando somos apanhados em flagrante a observar outra pessoa pode dar pistas sobre a forma como o nosso cérebro obtém significado ao olhar nos olhos de alguém.

Uma equipa de cientistas descobriu que as pessoas tendem a seguir instintivamente o olhar de outra, mas há uma exceção na situação socialmente embaraçosa na qual um indivíduo é apanhado a olhar fixamente para os olhos de uma pessoa: um observador externo não segue reflexivamente o olhar.

De acordo com o Futurity, os investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluíram que o cérebro diz automaticamente ao observador que não há nenhum significado no local para onde a parte embaraçada dedicou a sua atenção.

No fundo, “o cérebro é muito mais inteligente do que pensávamos“, sintetizou Brian Scholl, professor de psicologia da Universidade de Yale e autor do artigo científico, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences. “O cérebro não lê apenas o que as pessoas estão a observar. Ele lê a mente.”

A equipa realizou várias experiências e demonstrou que o cérebro nem sempre vira os olhos para o foco do olhar de outra pessoa – só o faz quando avalia que o olhar é “socialmente significativo“.

Os movimentos dos olhos e da cabeça depois de uma pessoa “ser apanhada durante a deflexão do olhar não orientam automaticamente a atenção dos outros – presumivelmente porque o cérebro pode assumir que esses olhares não são direcionados para nada em particular”, explicou Scholl.

“Isso prova que o cérebro é especializado em não entender os olhos dos outros, mas sim em perceber a mente por trás dos olhos.”

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.