Olhar para o telemóvel antes de dormir pode causar “cegueira” temporária

1

Chapendra / Flickr

O hábito de mexer no smartphone no escuro, antes de dormir, pode causar efeitos semelhantes à cegueira temporária. 

Um estudo publicado na New England Journal of Medicine relatou dois casos de mulheres que ficaram temporariamente cegas por verificarem constantemente os seus telemóves na ausência de luz ambiente.

No primeiro caso, uma jovem de 22 anos disse ao seu médico que estava com problemas de visão no olho direito à noite, quando já estava deitada.

Esse problema repetiu-se diversas vezes, ao longo de um ano. Segundo a paciente, quando isso acontecia, apenas conseguia ver o contorno dos objetos com o olho direito, embora a sua visão estivesse normal no olho esquerdo, e em ambos os olhos no dia seguinte.

Um exame ocular mostrou que a sua visão estava normal, sem sinais de coágulos de sangue ou outros problemas relacionados com a perda temporária de visão.

O segundo caso aconteceu com uma mulher de 40 anos, que relatou aos médicos que acordou um dia de manhã e não conseguia ver de um olho. O problema persistiu durante cerca de 15 minutos e repetiu-se ao longo de seis meses.

Após conversar com as pacientes, os médicos descobriram que os problemas de visão de ambas apareceram depois de estarem a mexer nos seus smartphones durante vários minutos, enquanto estavam deitadas de lado na cama, no escuro, e olhavam o ecrã do aparelho com apenas um olho – o outro olho ficava coberto pela almofada, com a pupila dilatada para se adaptar ao escuro.

Ou seja, não houve perda de visão verdadeira, mas sim um efeito semelhante ao modo como nos sentimos ao entrar em um quarto escuro depois de uma longa exposição à luminosidade.

“Assim, ficamos com um olho adaptado à luz porque estamos a olhar para o telefone e o outro adaptado ao escuro. Quando o aparelho é desligado e tudo fica escuro, o olho adaptado à claridade parece estar ‘cego’, até que consiga adaptar-se à ausência de luz”, escreveram os autores.

Felizmente, de acordo com os investigadores, existe uma forma simples de evitar o problema: basta usar ambos os olhos quando olhar para o telemóvel no escuro.

No entanto, a longo prazo, as consequência dessa prática não são ainda conhecidas.

Move

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.