Olhar para o telemóvel antes de dormir pode causar “cegueira” temporária

Chapendra / Flickr

O hábito de mexer no smartphone no escuro, antes de dormir, pode causar efeitos semelhantes à cegueira temporária. 

Um estudo publicado na New England Journal of Medicine relatou dois casos de mulheres que ficaram temporariamente cegas por verificarem constantemente os seus telemóves na ausência de luz ambiente.

No primeiro caso, uma jovem de 22 anos disse ao seu médico que estava com problemas de visão no olho direito à noite, quando já estava deitada.

Esse problema repetiu-se diversas vezes, ao longo de um ano. Segundo a paciente, quando isso acontecia, apenas conseguia ver o contorno dos objetos com o olho direito, embora a sua visão estivesse normal no olho esquerdo, e em ambos os olhos no dia seguinte.

Um exame ocular mostrou que a sua visão estava normal, sem sinais de coágulos de sangue ou outros problemas relacionados com a perda temporária de visão.

O segundo caso aconteceu com uma mulher de 40 anos, que relatou aos médicos que acordou um dia de manhã e não conseguia ver de um olho. O problema persistiu durante cerca de 15 minutos e repetiu-se ao longo de seis meses.

Após conversar com as pacientes, os médicos descobriram que os problemas de visão de ambas apareceram depois de estarem a mexer nos seus smartphones durante vários minutos, enquanto estavam deitadas de lado na cama, no escuro, e olhavam o ecrã do aparelho com apenas um olho – o outro olho ficava coberto pela almofada, com a pupila dilatada para se adaptar ao escuro.

Ou seja, não houve perda de visão verdadeira, mas sim um efeito semelhante ao modo como nos sentimos ao entrar em um quarto escuro depois de uma longa exposição à luminosidade.

“Assim, ficamos com um olho adaptado à luz porque estamos a olhar para o telefone e o outro adaptado ao escuro. Quando o aparelho é desligado e tudo fica escuro, o olho adaptado à claridade parece estar ‘cego’, até que consiga adaptar-se à ausência de luz”, escreveram os autores.

Felizmente, de acordo com os investigadores, existe uma forma simples de evitar o problema: basta usar ambos os olhos quando olhar para o telemóvel no escuro.

No entanto, a longo prazo, as consequência dessa prática não são ainda conhecidas.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …