Olhar para o telemóvel antes de dormir pode causar “cegueira” temporária

Chapendra / Flickr

O hábito de mexer no smartphone no escuro, antes de dormir, pode causar efeitos semelhantes à cegueira temporária. 

Um estudo publicado na New England Journal of Medicine relatou dois casos de mulheres que ficaram temporariamente cegas por verificarem constantemente os seus telemóves na ausência de luz ambiente.

No primeiro caso, uma jovem de 22 anos disse ao seu médico que estava com problemas de visão no olho direito à noite, quando já estava deitada.

Esse problema repetiu-se diversas vezes, ao longo de um ano. Segundo a paciente, quando isso acontecia, apenas conseguia ver o contorno dos objetos com o olho direito, embora a sua visão estivesse normal no olho esquerdo, e em ambos os olhos no dia seguinte.

Um exame ocular mostrou que a sua visão estava normal, sem sinais de coágulos de sangue ou outros problemas relacionados com a perda temporária de visão.

O segundo caso aconteceu com uma mulher de 40 anos, que relatou aos médicos que acordou um dia de manhã e não conseguia ver de um olho. O problema persistiu durante cerca de 15 minutos e repetiu-se ao longo de seis meses.

Após conversar com as pacientes, os médicos descobriram que os problemas de visão de ambas apareceram depois de estarem a mexer nos seus smartphones durante vários minutos, enquanto estavam deitadas de lado na cama, no escuro, e olhavam o ecrã do aparelho com apenas um olho – o outro olho ficava coberto pela almofada, com a pupila dilatada para se adaptar ao escuro.

Ou seja, não houve perda de visão verdadeira, mas sim um efeito semelhante ao modo como nos sentimos ao entrar em um quarto escuro depois de uma longa exposição à luminosidade.

“Assim, ficamos com um olho adaptado à luz porque estamos a olhar para o telefone e o outro adaptado ao escuro. Quando o aparelho é desligado e tudo fica escuro, o olho adaptado à claridade parece estar ‘cego’, até que consiga adaptar-se à ausência de luz”, escreveram os autores.

Felizmente, de acordo com os investigadores, existe uma forma simples de evitar o problema: basta usar ambos os olhos quando olhar para o telemóvel no escuro.

No entanto, a longo prazo, as consequência dessa prática não são ainda conhecidas.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …