Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas numa onda de multidão na sexta-feira no Festival Astroworld, em Houston, no Texas, anunciaram hoje fontes oficiais no Texas.
O chefe dos bombeiros de Houston, Samuel Pena, disse em conferência de imprensa que a compressão da multidão em direção ao palco ocorreu enquanto o rapper Travis Scott atuava. As pessoas começaram a desmaiar e a confusão aumentou.
Vários vídeos nas redes sociais mostram pessoas a pedirem ajuda a membros da equipa de produção do concerto e a derrubar a barreira de segurança para entrar no recinto do festival. Há até vídeos que mostram pessoas a serem reanimadas em macas após colapsarem.
#ASTROWORLDFest Dozens injured during ongoing events at Astroworld Fest in Houston EMS Report: 50+ concert goers have been transported to nearby hospitals, Injury reports include: Overdose ,Heat exhaustion, Alcohol poisoning , Compressive asphyxiation pic.twitter.com/TNmqYiWmEo
— 🇺🇲 ⭐Space Cowboy ⭐ 🇺🇲 (@Sm_Tritip) November 6, 2021
Os bombeiros levaram 17 pessoas para hospitais, sendo que 11 delas estavam em parada cardíaca. O incidente ocorreu por volta das 21:00 locais de sexta-feira à noite (02:00 de sábado, em Lisboa), e o concerto foi cancelado.
People even rushed the camera men, and they still continued the show. #ASTROWORLDFest pic.twitter.com/vIw4pMr7CG
— Ethan Froneberger (@LDCMOA) November 6, 2021
“Ninguém tem todas as respostas esta noite”, disse o chefe da polícia de Houston, Troy Finner. “Temos famílias feridas aqui”.
Travis Scott interrompeu várias vezes o concerto quando percebeu que havia fãs em perigo perto do palco. O artista norte-americano pediu aos seguranças que os tirassem da confusão.
O evento reuniu cerca de 50 mil pessoas e estava esgotado, de acordo com o site do Astroworld. Do cartaz faziam ainda parte nomes como SZA, Bad Bunny e 21 Savage.
ZAP // Lusa