É oficial: a tabela periódica ganhou quatro novos elementos

Em janeiro passado, quatro novos elementos ganharam um lugar permanente na sétima linha da tabela periódica. Os nomes para cada um foram propostos em junho e foram finalmente aprovados esta quinta-feira.

Se tem uma tabela periódica em casa, saiba desde já que pode deitá-la fora porque se encontra desatualizada. Os nomes propostos em junho para quatro novos elementos químicos foram finalmente aprovados esta quinta-feira pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC na sigla em inglês).

O Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og) já eram nossos conhecidos desde janeiro mas agora fazem oficialmente parte da famosa tabela periódica.

Tal como manda a tradição, os elementos descobertos fazem referência a um lugar, a uma região geográfica ou a um cientista.

O instituto japonês de pesquisas Riken celebrou a aprovação do Nihonium, uma referência à palavra Nihon, que significa “Japão”. O Moscovium tem a sua origem mais evidente: uma homenagem à capital russa, Moscovo, “em homenagem à região de Moscovo e à terra antiga russa na qual está localizado o Instituto Central de Investigações Nucleares”, de acordo com o IUPAC.

Por sua vez, o Tennessine foi batizado em homenagem ao estado americano do Tennessee, famoso por pesquisas pioneiras na química, onde ficam as universidades de Vanderbilt e Tennessee e o laboratório nacional Oak Ridge. O último elemento batizado é o Oganesson, que homenageia o físico russo Yuri Oganessian.

Na altura da sua descoberta, os elementos eram conhecidos simplesmente como 113, 115, 117 e 118, e foram designados nomes e símbolos temporários: ununtrium (Uut), ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo).

A tabela periódica, também conhecida como tabela de Mendeleyev, em homenagem ao russo Dmitri Mendeleyev, que criou a primeira versão em 1869, reúne os elementos químicos classificados em função da sua composição e das suas propriedades.

ZAP / HypeScience / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …