É oficial: Os otimistas têm um sono mais longo e profundo

Um estudo sócio-psicológico realizado durante mais de cinco anos nos Estados Unidos estabelece uma ligação imediata entre o otimismo e a qualidade do sono.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Behavioral Medicine, foi conduzida pelo mesmo grupo de cientistas que em 2015 sugeriu que as pessoas mais otimistas tinham duas vezes mais probabilidade de usufruir de uma saúde cardíaca ideal.

Para a nova investigação, foram acompanhados 3.500 participantes com idades compreendidas entre os 32 e os 51 anos. De acordo com o comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, todos participantes eram moradores de uma destas grandes cidades: Birmingham (Alabama), Oakland (Califórnia), Chicago (Illinois) e Minneapolis (Minnesota).

Foram consideradas características demográficas, condições de saúde e possíveis sintomas depressivos associados a cada participante. O nível de otimismo de cada um foi sendo avaliado através de duas pesquisas conduzidas durante os cinco anos de investigação

Os entrevistados relataram ainda em duas ocasiões diferentes quanto tempo dormem e caracterizaram a qualidade do sono no mês anterior ao inquérito. “Estou sempre otimista quanto ao meu futuro” e “Só espero que as coisas corram bem” eram as duas opções possível na avaliação de otimismo.

Partindo destes dados, os cientistas calcularam que por cada aumento na pontuação de otimismo, a pessoa tinha 78% mais de probabilidades de ter uma qualidade de sono considerada muito boa.

Insónias e problemas de saúde

Durante a investigação, as pessoas com níveis mais altos de otimismo diziam com mais frequência que dormiam o suficiente, isto é, entre seis a nove horas por noite. Além disso, os mais otimistas sofrem menos de sonolência diurna. A probabilidade de sofrer de insónias é também mais reduzida comparativamente aos pessimistas, aponta o estudo.

“A falta de sono saudável é um problema de saúde pública, já que a má qualidade do sono está associada a múltiplos problemas de saúde”, explicou a professora Rosalba Hernandez, da Universidade de Illinois, que liderou a equipa de cientistas.

Entre estes problemas, há um risco maior de sofrer de obesidade e hipertensão. Além disso, notou a especialista, o otimismo é um “ativo psicológico de particular relevância” que permite superar determinadas doenças e ter uma saúde melhor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …