É oficial: Os otimistas têm um sono mais longo e profundo

Um estudo sócio-psicológico realizado durante mais de cinco anos nos Estados Unidos estabelece uma ligação imediata entre o otimismo e a qualidade do sono.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Behavioral Medicine, foi conduzida pelo mesmo grupo de cientistas que em 2015 sugeriu que as pessoas mais otimistas tinham duas vezes mais probabilidade de usufruir de uma saúde cardíaca ideal.

Para a nova investigação, foram acompanhados 3.500 participantes com idades compreendidas entre os 32 e os 51 anos. De acordo com o comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, todos participantes eram moradores de uma destas grandes cidades: Birmingham (Alabama), Oakland (Califórnia), Chicago (Illinois) e Minneapolis (Minnesota).

Foram consideradas características demográficas, condições de saúde e possíveis sintomas depressivos associados a cada participante. O nível de otimismo de cada um foi sendo avaliado através de duas pesquisas conduzidas durante os cinco anos de investigação

Os entrevistados relataram ainda em duas ocasiões diferentes quanto tempo dormem e caracterizaram a qualidade do sono no mês anterior ao inquérito. “Estou sempre otimista quanto ao meu futuro” e “Só espero que as coisas corram bem” eram as duas opções possível na avaliação de otimismo.

Partindo destes dados, os cientistas calcularam que por cada aumento na pontuação de otimismo, a pessoa tinha 78% mais de probabilidades de ter uma qualidade de sono considerada muito boa.

Insónias e problemas de saúde

Durante a investigação, as pessoas com níveis mais altos de otimismo diziam com mais frequência que dormiam o suficiente, isto é, entre seis a nove horas por noite. Além disso, os mais otimistas sofrem menos de sonolência diurna. A probabilidade de sofrer de insónias é também mais reduzida comparativamente aos pessimistas, aponta o estudo.

“A falta de sono saudável é um problema de saúde pública, já que a má qualidade do sono está associada a múltiplos problemas de saúde”, explicou a professora Rosalba Hernandez, da Universidade de Illinois, que liderou a equipa de cientistas.

Entre estes problemas, há um risco maior de sofrer de obesidade e hipertensão. Além disso, notou a especialista, o otimismo é um “ativo psicológico de particular relevância” que permite superar determinadas doenças e ter uma saúde melhor.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …