É oficial: Os otimistas têm um sono mais longo e profundo

Um estudo sócio-psicológico realizado durante mais de cinco anos nos Estados Unidos estabelece uma ligação imediata entre o otimismo e a qualidade do sono.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Behavioral Medicine, foi conduzida pelo mesmo grupo de cientistas que em 2015 sugeriu que as pessoas mais otimistas tinham duas vezes mais probabilidade de usufruir de uma saúde cardíaca ideal.

Para a nova investigação, foram acompanhados 3.500 participantes com idades compreendidas entre os 32 e os 51 anos. De acordo com o comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, todos participantes eram moradores de uma destas grandes cidades: Birmingham (Alabama), Oakland (Califórnia), Chicago (Illinois) e Minneapolis (Minnesota).

Foram consideradas características demográficas, condições de saúde e possíveis sintomas depressivos associados a cada participante. O nível de otimismo de cada um foi sendo avaliado através de duas pesquisas conduzidas durante os cinco anos de investigação

Os entrevistados relataram ainda em duas ocasiões diferentes quanto tempo dormem e caracterizaram a qualidade do sono no mês anterior ao inquérito. “Estou sempre otimista quanto ao meu futuro” e “Só espero que as coisas corram bem” eram as duas opções possível na avaliação de otimismo.

Partindo destes dados, os cientistas calcularam que por cada aumento na pontuação de otimismo, a pessoa tinha 78% mais de probabilidades de ter uma qualidade de sono considerada muito boa.

Insónias e problemas de saúde

Durante a investigação, as pessoas com níveis mais altos de otimismo diziam com mais frequência que dormiam o suficiente, isto é, entre seis a nove horas por noite. Além disso, os mais otimistas sofrem menos de sonolência diurna. A probabilidade de sofrer de insónias é também mais reduzida comparativamente aos pessimistas, aponta o estudo.

“A falta de sono saudável é um problema de saúde pública, já que a má qualidade do sono está associada a múltiplos problemas de saúde”, explicou a professora Rosalba Hernandez, da Universidade de Illinois, que liderou a equipa de cientistas.

Entre estes problemas, há um risco maior de sofrer de obesidade e hipertensão. Além disso, notou a especialista, o otimismo é um “ativo psicológico de particular relevância” que permite superar determinadas doenças e ter uma saúde melhor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …