“Ocupas” invadiram o pub de Gordon Ramsay e ofereceram bebida e comida

@gordongram

O chef de cozinha Gordon Ramsay.

O chef de cozinha Gordon Ramsay.

Um grupo de “ocupas” invadiu o pub e restaurante do famoso chef inglês Gordon Ramsay em Londres, assumindo o controlo do espaço e oferecendo bebida e comidas grátis.

O pub e restaurante York & Albany que se tornou famoso por ser gerido pelo chef de cozinha Gordon Ramsay, esteve na mão de um grupo de “ocupas” anarquistas. Mas já deixaram o espaço, depois de terem sido despejados no seguimento de um processo apresentado pelos advogados de Ramsay.

Os “ocupas” instalaram-se no edifício, onde passaram a dormir e a viver, montando uma cozinha comunitária e um “café autónomo” sob o nome “Camden Art Cafe” no “gastro-pub” que está localizado perto do Regent’s Park, na zona de Camden, em Londres.

“Pretendemos abrir as nossas portas regularmente a toda e qualquer pessoa, especialmente ao povo de Camden que foi vítima da gentrificação e de projectos parasitas” como o do pub de Ramsay, alegaram os “ocupas” numa publicação no Instagram.

Oferecemos comida e bebidas gratuitas e um espaço para exibir a sua arte sem as ridículas galerias burocráticas que exigem que as pessoas saltem por cima das outras. Acreditamos que todos nós e a nossa arte merecem dignidade”, apontavam ainda no mesmo texto.

“Numa altura em que o mercado de Camden foi comprado por um bilionário e que muitas empresas locais de longa data estão a ser expulsas das suas unidades, é ainda mais importante que todos nos unamos, em todas as formas de resistência que conhecemos e podemos”, sublinharam também.

Os “ocupas” chegaram a organizar sessões de arte abertas à comunidade no local, como se pode ver em imagens partilhadas no Instagram, com o pub cheio de gente, com pessoas a pintarem.

Também pediram doações de comida e de roupa para manter a “free shop” que instalaram.

Imóvel no meio de batalha legal

O pub tinha sido colocado à venda em Dezembro de 2023, por 13 milhões de libras (mais de 15 milhões de euros) no âmbito de uma batalha legal entre Gordon Ramsay e o proprietário do imóvel que data de 1826, o realizador de cinema Gary Love.

O chef arrendou o espaço por 25 anos, com uma renda anual de 640 mil libras (quase 750 mil euros), como reporta o jornal The Independent, transformando-o num restaurante e num hotel “boutique”.

O espaço estava fechado ao público e Ramsay terá, entretanto, assinado um novo contrato de arrendamento multimilionário entregando o pub a parceiros, como nota o jornal Metro.

Os “ocupas” lamentaram que a zona de Camden tem “uma das maiores disparidades de riqueza em Londres“, e notaram que lhes “parece apropriado que propriedades de 13 milhões de libras que a maioria dos habitantes locais nunca teria condições de visitar, sejam abertas a todos”.

Ocupação de imóveis não residenciais não é crime

A ocupação de uma propriedade não residencial sem a permissão do proprietário não é crime no Reino Unido, mas a polícia pode intervir se forem cometidos crimes nesse âmbito, como roubos ou danificação do imóvel.

Contudo, sem que haja crimes envolvidos, os “ocupas” podem candidatar-se para se tornarem os proprietários registados de uma propriedade se a tiverem ocupado, continuamente, durante 10 anos, agirem como donos durante esse período e se não tiverem recebido, anteriormente, autorização do proprietário para lá viver.

Gordon Ramsay chegou a chamar a polícia para retirar os “ocupas” do local, mas não conseguiu, com uma fonte da Polícia Metropolitana de Londres citada pelo The Independent a sublinhar que se tratava de “um assunto civil”.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.