“Porque não podemos legendar o mundo?”. Óculos de realidade aumentada ajudam surdos a participar em conversas

Uns novos óculos de realidade aumentada permitem às pessoas surdas ou com deficiência auditiva participar de conversas. Os XRAI captam o som das vozes e partilham os dados recolhidos com o telemóvel do utilizador, que converte o áudio em texto.

Dan Scarfe queria responder à questão “porque não podemos legendar o mundo?”, que surgiu devido à situação do seu avô, de 97 anos, que tinha dificuldades de participar em momentos de família por ter problemas de audição, relatou a Euronews.

“Chegou ao ponto em que ele literalmente ficava sentado em silêncio. E eu pensei, bem, espera lá. Ele vê televisão com legendas, então porque não podemos legendar o mundo?”, disse Dan.

Os XRAI captam o som das vozes e partilham os dados com o telemóvel, que converte o áudio em texto. A projeção das legendas acontece através de um software que apresenta as legendas num ecrã fixo às lentes.

“Os recursos sofisticados de reconhecimento de voz do software podem identificar quem está a falar e, em breve, terão o poder de traduzir idiomas, tons de voz e sotaques”, lê-se num comunicado da empresa fundada por Dan.

O produto ainda está em fase de desenvolvimento e a XRAI Glass está a recrutar pessoas surdas ou com deficiências auditivas do Reino Unido para aperfeiçoar o software. “Vamos começar com um pequeno número para testar, obter feedback, entender o que gostam, o que não gostam e rapidamente inovar”, disse o CEO.

Steve Crump, fundador da organização internacional DeafKidz, disse que ficou surpreendido ao testar os óculos. “Como surdo, fiquei impressionado com essa tecnologia. As legendas em tempo real permitem que uma pessoa se envolva e participe como nunca”, indicou.

Para participar nos testes, os interessados têm de adquirir os óculos (que custam cerca de 470 euros) e fazer a candidatura no site da empresa. Dan acredita que o produto estará disponível para o público geral em setembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.