Óculos inteligentes ajudam pessoas com problemas graves de visão

Universidade de Oxford

Um dos protótipos dos óculos inteligentes

Um dos protótipos dos óculos inteligentes

Cientistas da Universidade de Oxford afirmam, em comunicado, ter feito um enorme avanço no desenvolvimento de óculos inteligentes para pessoas com sérios problemas de visão.

A tecnologia melhora as imagens, transmitindo-as para as lentes e proporcionando uma sensação muito mais nítida do meio envolvente.

Durante os testes, os investigadores britânicos conseguiram, por exemplo, que alguns invisuais conseguissem ver, pela primeira vez, os seus cães-guia.

Lyn Oliver tem uma doença ocular progressiva, o que significa que tem uma visão muito limitada. Actualmente com 70 anos de idade, foi-lhe diagnosticada retinite pigmentosa aquando dos seus vinte e poucos anos. Apesar de conseguir detectar movimento, Lyn descreve a sua visão como «manchada e salpicada». O seu cão- guia ajuda-a a encontrar o seu caminho de volta – evitando a maioria dos obsctáculos e perigos -, mas não consegue transmitir outras informações sobre o que está à sua volta.

Com estes óculos equipados com uma câmera 3D especialmente adaptada, os investigadores da Universidade de Oxford descobriram uma forma de colmatar esta falha e, assim, tornar estas pessoas mais antónomas.

 

As imagens são processadas por computador e projectadas, em tempo real, para as lentes, de forma a que as pessoas e os objectos próximos se tornem mais definidos.

O dispositivo não consegue fazer com que os indivíduos totalmente cegos voltem a ver; o seu papel é o de auxiliar portadores de alguma limitação severa a aproveitar melhor a pouca capacidade visual que possuem.

Para já, os óculos são bastante grandes e estão ligados a um computador dentro de uma mochila. Porém, o objectivo é tornar a tecnologia mais prática.

CG/ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para certas criaturas que conhecemos ,nem com este artefacto lá irão.
    Que se cuidem os político/partidários.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …