O oceano está a ficar mais estável. E isso traz implicações “preocupantes”

O aquecimento global está a tornar os oceanos mais estáveis, aumentando as temperaturas da superfície e reduzindo o carbono que podem absorver. Cientistas alertam que estas descobertas têm implicações “profundas e preocupantes”.

Nos oceanos, as temperaturas mais altas desaceleram a mistura entre a superfície aquecida e as águas que se encontram mais abaixo, que são mais frias e ricas em oxigénio. Esta “estratificação”, explica o site Science Alert, significa que menos águas profundas estão a subir em direção à superfície, carregando oxigénio e nutrientes, enquanto a água na superfície absorve menos dióxido de carbono atmosférico.

Num relatório publicado, a 28 de setembro, na revista científica Nature Climate Change, uma equipa internacional de cientistas disse ter descoberto que a estratificação global aumentou nuns “substanciais” 5,3% de 1960 a 2018.

Os investigadores também disseram que este processo é exacerbado pelo derretimento do gelo marinho, o que significa que mais água doce, que é mais leve do que a salgada, também se acumula na superfície do oceano.

Num artigo publicado na revista Newsweek, o co-autor do estudo, Michael Mann, professor da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse que esta “descoberta tem implicações profundas e preocupantes”.

O investigador considera que isto pode levar, potencialmente, a mais “furacões destrutivos e intensos” à medida que a superfície do oceano aquece, e também apontou para uma redução na quantidade de CO2 absorvida, o que pode significar que a poluição de carbono se acumula mais rapidamente do que o esperado na atmosfera.

Com as águas superiores mais quentes a receber menos oxigénio, também há implicações para a vida marinha. Ao absorver um quarto do CO2 produzido pelo Homem e a absorver mais de 90% do calor gerado pelos gases de efeito estufa, os oceanos mantêm a população viva, mas a um custo terrível, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este artigo começa por eufemismos e para quem só lê a primeira parte da noticia nem pararece que está tão mal.
    “O aquecimento global está a tornar os oceanos mais estáveis, aumentando as temperaturas da superfície e reduzindo o carbono que podem absorver.”

RESPONDER

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …