O oceano está a ficar mais estável. E isso traz implicações “preocupantes”

O aquecimento global está a tornar os oceanos mais estáveis, aumentando as temperaturas da superfície e reduzindo o carbono que podem absorver. Cientistas alertam que estas descobertas têm implicações “profundas e preocupantes”.

Nos oceanos, as temperaturas mais altas desaceleram a mistura entre a superfície aquecida e as águas que se encontram mais abaixo, que são mais frias e ricas em oxigénio. Esta “estratificação”, explica o site Science Alert, significa que menos águas profundas estão a subir em direção à superfície, carregando oxigénio e nutrientes, enquanto a água na superfície absorve menos dióxido de carbono atmosférico.

Num relatório publicado, a 28 de setembro, na revista científica Nature Climate Change, uma equipa internacional de cientistas disse ter descoberto que a estratificação global aumentou nuns “substanciais” 5,3% de 1960 a 2018.



Os investigadores também disseram que este processo é exacerbado pelo derretimento do gelo marinho, o que significa que mais água doce, que é mais leve do que a salgada, também se acumula na superfície do oceano.

Num artigo publicado na revista Newsweek, o co-autor do estudo, Michael Mann, professor da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse que esta “descoberta tem implicações profundas e preocupantes”.

O investigador considera que isto pode levar, potencialmente, a mais “furacões destrutivos e intensos” à medida que a superfície do oceano aquece, e também apontou para uma redução na quantidade de CO2 absorvida, o que pode significar que a poluição de carbono se acumula mais rapidamente do que o esperado na atmosfera.

Com as águas superiores mais quentes a receber menos oxigénio, também há implicações para a vida marinha. Ao absorver um quarto do CO2 produzido pelo Homem e a absorver mais de 90% do calor gerado pelos gases de efeito estufa, os oceanos mantêm a população viva, mas a um custo terrível, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este artigo começa por eufemismos e para quem só lê a primeira parte da noticia nem pararece que está tão mal.
    “O aquecimento global está a tornar os oceanos mais estáveis, aumentando as temperaturas da superfície e reduzindo o carbono que podem absorver.”

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …