/

O oceano está a ficar mais estável. E isso traz implicações “preocupantes”

2

O aquecimento global está a tornar os oceanos mais estáveis, aumentando as temperaturas da superfície e reduzindo o carbono que podem absorver. Cientistas alertam que estas descobertas têm implicações “profundas e preocupantes”.

Nos oceanos, as temperaturas mais altas desaceleram a mistura entre a superfície aquecida e as águas que se encontram mais abaixo, que são mais frias e ricas em oxigénio. Esta “estratificação”, explica o site Science Alert, significa que menos águas profundas estão a subir em direção à superfície, carregando oxigénio e nutrientes, enquanto a água na superfície absorve menos dióxido de carbono atmosférico.

Num relatório publicado, a 28 de setembro, na revista científica Nature Climate Change, uma equipa internacional de cientistas disse ter descoberto que a estratificação global aumentou nuns “substanciais” 5,3% de 1960 a 2018.

Os investigadores também disseram que este processo é exacerbado pelo derretimento do gelo marinho, o que significa que mais água doce, que é mais leve do que a salgada, também se acumula na superfície do oceano.

Num artigo publicado na revista Newsweek, o co-autor do estudo, Michael Mann, professor da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disse que esta “descoberta tem implicações profundas e preocupantes”.

O investigador considera que isto pode levar, potencialmente, a mais “furacões destrutivos e intensos” à medida que a superfície do oceano aquece, e também apontou para uma redução na quantidade de CO2 absorvida, o que pode significar que a poluição de carbono se acumula mais rapidamente do que o esperado na atmosfera.

Com as águas superiores mais quentes a receber menos oxigénio, também há implicações para a vida marinha. Ao absorver um quarto do CO2 produzido pelo Homem e a absorver mais de 90% do calor gerado pelos gases de efeito estufa, os oceanos mantêm a população viva, mas a um custo terrível, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

ZAP //

2 Comments

  1. Este artigo começa por eufemismos e para quem só lê a primeira parte da noticia nem pararece que está tão mal.
    “O aquecimento global está a tornar os oceanos mais estáveis, aumentando as temperaturas da superfície e reduzindo o carbono que podem absorver.”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.