NASA Goddard

Numa impressionante visualização, o Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA explora o intrincado sistema circulatório dos nossos oceanos.
Um vídeo criado pelo Scientific Visualization Studio (SVS) do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA oferece uma visão sem precedentes do fluxo complexo e interligado das correntes oceânicas em todo o mundo.
A visualização foi criada usando um modelo da NASA construído a partir de dados globais recolhidos de uma ampla gama de fontes, incluindo satélites e naves espaciais.
Há mais de 50 anos que os satélites Landsat da agência espacial norte-americana capturam imagens impressionantes da Terra, que nos permitem ver o nosso planeta para além do espectro visível.
Desde o acompanhamento da saúde da vegetação e monitorização da qualidade da água, até ao estudo das alterações atmosféricas e mapeamento do uso do solo, os recursos aprimorados dos novos Landsat Next fornecem a cientistas, agricultores e decisores dados essenciais para enfrentar os desafios globais.
O SVS usou agora estes dados para criar uma hipnotizante visualização das “autoestradas subaquáticas” da Terra, apresentada num vídeo recentemente publicado no canal do Centro Goddard no YouTube.
As imagens resultantes, que nos mostram algumas das correntes mais ativas e interessantes do mundo, ilustram como fatores como a física planetária, o calor e a salinidade da água impulsionam o movimento oceânico incessante desta “correia transportadora” global.
No decorrer do vídeo, o oceanógrafo Josh Willis, da NASA, apresenta-nos detalhes sobre a forma como este sistema circulatório aquático afeta a vida humana, desde a pesca até aos climas regionais.
Aqui ficam então as soberbas imagens do nosso belo planeta azul, como nunca o tínhamos visto antes: