Reino Unido. Obras em apartamento e lobbying podem baixar popularidade de Boris Johnson

number10gov / Flickr

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

A popularidade do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conseguida pelo sucesso da vacinação contra a covid-19, pode estar em causa devido às alegações de pedir dezenas de milhares de libras a financiadores do Partido Conservador para remodelar o apartamento onde vive com a noiva, Carrie Symonds, e o filho.

Segundo avançou no domingo o Público, Johnson está ainda a ser implicado em casos de ‘lobbying’, juntamente com ex-primeiro-ministro David Cameron.

Na quinta-feira, uma fonte anónima do Governo acusou o antigo conselheiro de Johnson, Dominic Cummings, de revelar as informações dadas aos jornais desde meados de abril. No dia seguinte, este escreveu no seu blogue que está a ser usado pelo Partido Trabalhista para fragilizar os conservadores nas eleições autárquicas marcadas para 06 de Maio.

“Eu disse-lhe que os planos dele para que fossem os financiadores [Partido Conservador] a pagar a remodelação [do apartamento] eram antiéticos, absurdos e possivelmente ilegais, e quase de certeza violavam as regras de transparência sobre financiamento político. Recusei-me a ajudá-lo a organizar esses pagamentos”, disse Cummings.

O Guardian indicou que figuras do Partido Conservador já esperavam o contra-ataque de Cummings quando este soubesse das acusações. “É óbvio que nunca viram o Exterminador Implacável”, disse um dos deputados conservadores ouvidos pelo jornal britânico.

“A primeira coisa em que pensei quando soube da explosão do Cummings foi ‘quem é que podia esperar uma reação destas?'”, indicou um antigo ministro de Johnson, também citado pelo Guardian sob anonimato. “A resposta é: toda a gente. Toda a gente lhe disse [a Johnson] que não o levasse para o Governo porque isto ia acabar assim. Agora, Cummings tem um ano e meio de segredos para divulgar quando lhe apetecer. Tudo isto era completamente evitável”, acrescentou.

A sondagem mais recente da Opinium para o Observer mostrou que 37% dos inquiridos descrevem Johnson como “completamente corrupto”, contra 16% que dizem o mesmo do líder da oposição, Keir Starmer. Ainda assim, a sondagem dá aos conservadores uma vantagem de 11 pontos sobre os trabalhistas.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …