Obrador janta com Trump na Casa Branca. Uma rara visita internacional em tempos de pandemia

1

Mario Guzman / EPA

Andres Manuel Lopez Obrador, Presidente eleito do México

Esta quarta-feira, o Presidente mexicano vai estar em Washington, numa visita especial: López Obrador e Donald Trump vão reunir-se e ter um jantar na Casa Branca.

Andrés Manuel López Obrador vai estar em Washington, esta quarta e quinta-feira, numa visita especial em que, pela primeira vez desde que tomou posse, vai ao estrangeiro numa rara visita internacional em tempos de pandemia de covid-19.

O jantar na Casa Branca vai jutnar os líderes de dois países que têm uma situação grave em termos de casos e mortos: os Estados Unidos são o país com mais mortos por covid-19 do mundo, 130.430, e o México está em 5.º lugar com 31.200 mortes.

Segundo o Público, os dois dias de visita terão um encontro bilateral, um jantar com empresários e uma cerimónia para comemorar a assinatura de um tratado de comércio livre entre México, Estados Unidos e Canadá que substitui o NAFTA (Acordo de Comércio Livre da América do Norte).

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, não estará presente, invocando conflitos de agenda, e disse ainda que teme que os Estados Unidos imponham taxas alfandegárias a alumínio do Canadá.

Vários analistas mexicanos criticaram este encontro. Em 2016, o republicano Donald Trump disse que os mexicanos eram “criminosos” e prometeu erguer um muro para impedir a sua entrada no país. Em 2017, no seu livro “Oye, Trump”, o esquerdista López Obrador considerou uma “canalhice” a retórica anti-imigrante do vizinho norte-americano, comparando-a à de Adolf Hitler.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.