Objeto de Hamilton. Galáxia “dupla” intrigou astrónomos durante anos

(dr) Joseph DePasquale (STScI)

Clique na imagem para ampliar

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos a determinar o que realmente são.

Enquanto observava imagens de quasares, o astrónomo Timothy Hamilton encontrou uma galáxia “dupla”. Apesar de estar habituado a encontrar objetos estranhos, este chamou a sua atenção e fê-lo pedir ajuda a alguns colegas.

A galáxia “dupla” era, afinal, fruto de uma lente gravitacional, que resultou numa imagem distorcida da galáxia localizada a mais de 11 mil milhões de anos-luz de distância.

A imensa gravidade de um aglomerado de galáxias não catalogado em primeiro plano estava a distorcer o espaço, ampliando, iluminando e esticando a imagem de uma galáxia distante posicionada logo atrás, um fenómeno conhecido como lente gravitacional.

Neste caso particular, detalha o comunicado da NASA, “o alinhamento preciso entre uma galáxia e um aglomerado em primeiro plano produziu cópias iguais e ampliadas da mesma galáxia”.

Isto acontece porque a galáxia que está mais longe distorce o tecido do espaço-tempo com uma espécie de “ondulação”. A “onda” fica onde está a maior ampliação da lente, que vem da gravidade das grandes quantidades de matéria escura, e quando a galáxia do fundo passa entre o aglomerado, através da distorção, surgem duas imagens espelhadas – que ficaram conhecidas como “Objetos de Hamilton“.

Apesar de não ser a primeira vez que o Telescópio Espacial Hubble regista distorções de lentes gravitacionais, as características peculiares deste fenómeno tornaram-no ainda mais interessante.

“Ficámos realmente perplexos”, disse Timothy Hamilton, co-autor de um artigo científico publicado na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Este fenómeno raro não era bem conhecido quando o astrónomo avistou as estranhas características lineares, em 2013.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …

Orçamento para 2022 inundado em críticas. BE admite voto contra e PSD mostra-se preocupado

João Leão, ministro das Finanças, entregou esta segunda-feira à noite a proposta de Orçamento do Estado para 2022. As críticas ao documento começam a surgir por parte dos partidos e instituições. O ministro das Finanças sublinhou …

5 dicas para escolher os móveis perfeitos para a casa nova

Escolher a decoração de uma casa nova pode ser desafiante quando não temos uma ideia clara do estilo que apreciamos mais. A Móveis Online tem todo o mobiliário que necessita para dar vida às divisões …