Obama faz viagem de despedida à Europa

Ismael Francisco / Cuba Debate

O presidente Barack Obama e a primeira dama Michelle Obama à chegada a Cuba, 20 de Março de 2016

O Presidente dos Estados Unidos viaja esta segunda-feira para a Grécia e a Alemanha, numa última visita oficial à Europa antes de ser substituído por Donald Trump.

“Acho que o plano da viagem é dar a todos alguma segurança de que conseguimos sobreviver a esta campanha e vamos conseguir sair bem dela”, disse à AFP Heather Conley, do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington. “Temos apenas um cenário diferente agora”, acrescentou.

Em nome de uma transição pacífica de poder, o Presidente norte-americano, que criticou o candidato republicano durante a campanha, tem agora de tentar tranquilizar os seus homólogos europeus em relação ao futuro da democracia do seu país sob a presidência de Donald Trump, consideram os analistas.

A vitória de Trump contra Hillary Clinton surpreendeu o mundo, já que contrariou as sondagens, e deixou os europeus preocupados.

Trump questionou a relevância de algumas alianças dos Estados Unidos, a começar pela NATO, envolveu em dúvidas o Acordo de Paris sobre o clima, ao classificar o aquecimento global como um “embuste”, e criticou o pacto que Washington e outros cinco países fecharam com o Irão para reduzir o programa nuclear deste país.

A atitude do republicano em relação ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin – que disse considerar “um líder”, “bem mais” que Obama -, causou também preocupação na Europa, especialmente para pequenos países como as nações Balcãs, que vivem na sombra da Rússia.

Muitos países da União Europeia receiam enfrentar um “efeito cascata” depois da vitória do republicano.

“Estão muito preocupados porque as mesmas expressões populistas, nacionalistas” que Trump expôs nos Estados Unidos sobre imigração e comércio podem amplificar as já “muito fortes correntes políticas dentro da Europa”, disse Heather Conley.

A investigadora lembrou que vários países europeus vão realizar em breve eleições, incluindo França, que terá presidenciais na primavera do próximo ano.

Obama deve encontrar-se com o Presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, e o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, na terça-feira.

Espera-se que o norte-americano agradeça pela “notável generosidade” do Governo e do povo grego em relação aos milhares de imigrantes que chegaram ao país vindos de África e do Médio Oriente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …