Obama elogia liderança das mulheres e critica “homens velhos da política”

Patrick Hamilton / G20 Australia

O antigo Presidente dos EUA, Barack Obama

A poucas semanas do início das eleições primárias no Partido Democrata norte-americano, o antigo Presidente Barack Obama ainda não declarou o seu apoio a qualquer candidato. Mas, na segunda-feira, fez uma declaração que pode ser entendida como uma crítica a Donald Trump e a Joe Biden.

Segundo noticiou o Público, Obama indicou que as mulheres são “indiscutivelmente melhores” e muitos dos problemas do mundo são provocados pelos “homens velhos na política”. Durante um conferência em Singapura afirmou ainda que as condições de vida em todo o mundo seriam melhores se a maioria dos países fosse liderada por mulheres.

“Estou absolutamente convencido de que teríamos melhorias significativas em todos os aspetos da vida se cada país fosse liderado por mulheres durante dois anos“, disse o antigo Presidente norte-americano.

E reforçou: “Também quero dizer às mulheres que vocês não são perfeitas, mas posso dizer, de forma indiscutível, que são melhores do que nós”.

Questionado sobre se admite regressar à política ativa, referiu que essa hipótese esta fora de questão. “É importante que os líderes políticos tenham presente que só estão lá para realizarem uma função, não estão lá para sempre. E também não estão lá para reforçarem o seu próprio sentido de importância pessoal”.

Nas eleições primárias que arrancam no início de fevereiro, um dos favoritos à nomeação como candidato do Partido Democrata à Casa Branca é Joe Biden, de 77 anos, vice-presidente de Barack Obama nos dois mandatos, entre 2009 e 2017.

Biden faz parte de um grupo de candidatos septuagenários que lideram as sondagens, que inclui Donald Trump (73 anos), Bernie Sanders (78) e Elizabeth Warren (70). Michael Bloomberg, antigo presidente da câmara de Nova Iorque, também anunciou a sua candidatura às primárias do Partido Democrata, aos 77 anos.

“Se olharmos bem para os problemas do mundo, geralmente eles são provocados por pessoas mais velhas, normalmente homens, que não querem sair da frente”, disse Obama, que desaconselhou Biden a candidatar-se à Casa Branca em 2016, para que o caminho da nomeação ficasse aberto para Hillary Clinton.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.