O Walkman está de volta

sony.co.uk

Para celebrar os 35 anos do lançamento do primeiro modelo do Walkman, que mudou a forma como muita gente interagia com a música, o leitor da Sony está de regresso.

O objectivo é dar aos utilizadores mais exigentes uma qualidade de som que nenhum outro dispositivo portátil é capaz de reproduzir.

Exigente é também o preço: 700 dólares (cerca de 515 euros).

Denominado ZX1, este aparelho é a antítese do elegante iPod, da Apple, e das versões anteriores do próprio Walkman.

O leitor é robusto e pesado, capaz de armazenar 128 gigabytes de arquivos de música de altíssima qualidade (o suficiente para cerca de 800 ficheiros em alta definição). Segundo a Sony, o ZX1 é feito a partir de um bloco de alumínio, que não só reduz os ruídos como estabiliza a saída de som.

O dispositivo inclui um ecrã táctil Triluminos de 4 polegadas (480×854) e vem com o sistema operativo Android 4.1, o que o transforma numa espécie de tablet compacto, para ver vídeos e fotos. O ZX1 pode ser ligado à Internet via Wi-Fi, inclui uma bateria que pode durar até 16 horas e suporta ficheiros MP3 e MP4.

A crítica da publicação The Verge classifica este Walkman como a tecnologia de “estado da arte”.

Foi em 1979 que a Sony apresentou o primeiro leitor de cassetes portátil de sempre, o Walkman. Oficialmente, a sua produção foi interrompida em Outubro de 2010.

Durante este período, o leitor da Sony vendeu cerca de 400 milhões de unidades e tornou-se um ícone da reprodução portátil de música.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …