No passado dia 6 de Maio, a SpaceX lançou a sua última missão Starlink e colocou em órbita mais 53 dos seus satélites de Internet. O lançamento emitiu uma fantasmagórica nuvem brilhante.
É conhecida como “medusa espacial”, devido à sua semelhança com a criatura marinha.
O foguete SpaceX Falcon 9 descolou às 5h42 locais (09:42 de Lisboa) do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Florida.
E poucos minutos após o lançamento, os presentes foram surpreendidos com uma deslumbrante “medusa espacial”.
De acordo com a Interesting Engineering, vários fotógrafos capturaram a “medusa espacial” que pairava sobre o local de lançamento e o Oceano Atlântico.
O impressionante espetáculo luminoso aconteceu devido à hora do dia a que aconteceu o lançamento.
Segundo um artigo científico entretanto publicado no LiveScience, o efeito de medusa espacial é produzido pelos jatos de escape do Falcon 9 quando o lançamento acontece a determinadas horas.
O jato de escape do Falcon 9 durante o seu lançamento em direção à sua órbita foi “sub-expandido” — estava a uma pressão mais elevada do que o ar que o redeava.
Os raios de sol nascente, que iluminavam o jato de escape graças à sua elevada altitude, causam então o efeito de nuvens brilhantes.
A missão tinha como objetivo colocar em órbita mais 53 satélites Starlink. Foi o 12º lançamento deste foguete Falcon 9 em particular — um recorde de reutilização para a empresa, que apostou com sucesso numa estratégia de desenvolvimento de foguetões reutilizáveis para baixar os custos dos lançamentos.
É provável que demore algum tempo até que vejamos outra “medusa espacial” sobre a Costa Espacial.
O próximo lançamento da SpaceX será a missão Rideshare Transporter 5, que deverá ser lançada a bordo de um Falcon 9 no dia 1 de Junho.
A empresa está também apostada no voo de estreia da Starship, que irá colocar em órbita a sua primeira nave espacial totalmente reutilizável.
A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou recentemente que o voo inaugural orbital da Starship poderia ter lugar já em Junho ou Julho.