O seu carro está espiá-lo de várias formas

1

Você pode dizer muito sobre alguém pelo carro que essa pessoa conduz. Os dados que muitos veículos agora recolhem podem revelar os padrões das nossas vidas diárias e fornecer informações sobre o nosso comportamento, ações e até mesmo o nosso estado de espírito.

A chamada vehicle forensics é um tipo de ciência forense digital que se concentra na identificação, aquisição e análise de dados armazenados por carros, carrinha e camiões.

Originalmente, a vehicle forensics estava relacionada principalmente com a identificação externa de carros roubados ou violações de impostos. O sistema foi inventado durante a década de 1970, mas não se tornou amplamente utilizado pela polícia até ao final da década de 1990.

No entanto, nos últimos anos, o processo de processar os infratores tornou-se mais sofisticado e agora abrange também a extração de dados do interior dos veículos. Desde os mecanismos utilizados para melhorar a experiência de condução até aos sistemas de entretenimento incorporados, todos podem auxiliar na deteção de crimes e podem ser admissíveis como prova em tribunal.

1. Caixa Negra

Caixas negras são dispositivos usados em veículos para monitorizar as habilidades de condução de um indivíduo. Elas não estão presentes em todos os veículos, mas são populares entre as seguradoras. Se os dados da caixa negra revelarem que um condutor está a ter um bom desempenho ao volante, podem ser usadas para reduzir o valor a pagar.

Juntamente com o registo das coordenadas do GPS, as caixas negras podem mostrar a distância percorrida por um veículo, com que frequência foi conduzido, bem como a capacidade de travagem e curvas, por exemplo.

2. O sistema de infoentretenimento

Ouvir música enquanto conduz costumava envolver uma simples leitor de cassete ou de CD. Mas lentamente esses sistemas deram lugar a dispositivos Bluetooth, Wi-Fi e USB, que podem ser operados através de ecrãs táteis ou displays instalados em painéis.

Além de fornecer informações e entretenimento, o sistema de infoentretenimento normalmente é a forma como os condutores interagem com outras funções do veículo, como exibir quanto combustível foi usado e controlar a temperatura dos bancos.

Quando os smartphones são conectados aos carros ou emparelhados via Bluetooth, o sistema de infoentretenimento pode armazenar dados como histórico de navegação, mensagens de texto e e-mails, histórico de navegação na Internet e feeds de redes sociais.

3. Unidades de controle eletrónico

Unidades de controle eletrónico auxiliam no funcionamento de um veículo e são frequentemente descritas como o “cérebro” do motor. Estão situadas no interior do carro, normalmente no porta-luvas, espaço do motor ou debaixo do painel. Essencialmente, esta unidade é um computador, um sistema de comutação e um sistema de gestão de energia alojado num espaço muito pequeno.

Normalmente existem mais de 75 destas unidades num veículo e cada uma é responsável por uma determinada tarefa. Por exemplo, a unidade do motor controla a injeção do combustível. Cintos de segurança apertados, pressão dos pneus e luzes acesas e apagadas também são funções das unidades de controlo eletrónico.

Para ajudar na eficiência do motorista, as unidades e o sistema de infoentretenimento normalmente trabalham juntas, armazenando uma ampla variedade de dados sobre as formas como um veículo é usado.

4. Unidades de eCall

As unidades de chamada de emergência, ou eCall, foram introduzidas em novos veículos na UE em 2018. Este é um sistema de emergência que visa oferecer assistência rápida se e quando houver acidentes de trânsito.

Os sensores do veículo podem identificar colisões e podem detetar se os airbags foram acionados. Isso, por sua vez, ativa uma chamada para os serviços de emergência.

Os dados recolhidos pelo eCall incluem as coordenadas GPS do veículo, o sentido da viagem, o NIV (número de identificação do veículo), o tipo de combustível utilizado e ainda se os cintos de segurança estavam ou não colocados.

5. Chave

Além da sua função mais óbvia de trancar e destrancar os nossos carros, as chaves por controlo remoto contêm uma quantidade notável de informações. Alguns dos dados armazenados incluem o NIV, o número de chaves emparelhadas para um veículo específico e a última vez que o veículo foi trancado e destrancado.

6. Câmaras

As câmaras traseira e do painel podem ajudar no estacionamento e fornecer imagens de acidentes para as seguradoras. Mas também podem revelar o trajeto percorrida pelo veículo, além da data e hora, bem como o posicionamento na estrada.

Além disso, as câmaras do painel podem capturar imagens de outros condutores e pedestres.

1 Comment

  1. Nao gosto deste Mundo de Devassa da Privacidade ! com a desculpa que querem proteger ou ajudar ! e ainda temos Politicos que Falam na Antiga Pide

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.