Índia. Milhares de donas de casa suicidam-se todos os anos

Na Índia, há milhares de donas de casa que se suicidam todos os anos — e a causa pode estar relacionada com a violência doméstica e falta de liberdade.

De acordo com dados oficiais divulgados recentemente, 22.372 donas de casa indianas cometeram suicídio no ano passado — uma média de 61 suicídios por dia ou um a cada 25 minutos.

As donas de casa representaram 14,6% do total de 153.052 suicídios registados na Índia em 2020 e mais de 50% do número total de mulheres que se mataram.

E o ano passado não foi exceção, escreve a BBC. Desde 1997, mais de 20 mil donas de casa se suicidaram todos os anos. Em 2009, esse número subiu para 25.092.

Segundo as autoridades, a causa desses suicídios está em “problemas familiares” ou “questões relacionadas com o casamento”.

Mas o leva milhares de mulheres a tirar as suas vidas?

Especialistas em saúde mental dizem que um dos principais motivos é a violência doméstica galopante — 30% de todas as mulheres disseram numa análise recente que enfrentam violência conjugal — e a labuta diária que pode tornar os casamentos opressivos e os lares matrimoniais sufocantes.

“As mulheres são realmente resistentes, mas há um limite para a tolerância”, diz a médica Usha Verma Srivastava, psicóloga clínica da cidade de Varanasi, no norte do país.

“A maioria das meninas casa-se assim que completa 18 anos — a idade legal para o casamento. Tornam-se esposas e noras e passam o dia inteiro em casa, a cozinhar, limpar e fazer as tarefas domésticas. Todo o tipo de restrições é colocado sobre elas, têm pouca liberdade pessoal e raramente acesso a algum dinheiro próprio”, explica ainda.

“A sua educação e sonhos não importam mais e a sua ambição começa a extinguir-se lentamente, o desespero e a deceção instalam-se e a mera existência torna-se uma tortura”, continua a psicóloga.

Mas nas mulheres mais velhas, diz Srivastava, os motivos do suicídio são diferentes.

“Muitas enfrentam a síndrome do ninho vazio depois de os filhos crescerem e saírem de casa. A maioria sofre de sintomas da peri-menopausa, que pode causar depressão e crises de choro”, explica.

Mas os suicídios podem ser facilmente evitados. Isto porque, como explica o psiquiatra Soumitra Pathare, muitos são impulsivos. “O homem chega a casa, bate na esposa e ela mata-se”, diz.

Outro estudo mostra até que um terço das mulheres indianas que decide tirar a própria vida tem um histórico de violência doméstica. Mas a violência doméstica nem sequer é mencionada nos dados oficiais como causa.

Chaitali Sinha, psicóloga da app de saúde mental Wysa, sediada em Bangalore, argumenta que “muitas mulheres que permanecem em situações de violência doméstica ativa mantêm a sua sanidade apenas devido ao apoio informal que recebem”.

A Índia regista o maior número de suicídios em todo o mundo: os homens indianos representam um quarto dos suicídios globais. Já as mulheres indianas correspondem a 36% de todos os suicídios globais na faixa etária dos 15 aos 39 anos.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.