O que é o phonning, o novo “desporto” que faz sucesso entre os espanhóis?

Um novo desporto permite-nos realizar duas atividades ao mesmo tempo, sem nos apercebermos — e está a tornar-se cada vez mais popular em Espanha: falar ao telefone enquanto se caminha.

Vivemos sob o signo do stress e é cada vez mais importante tentar otimizar o nosso dia a dia para conseguirmos conciliar as inúmeras atividades que se acumulam na nossa agenda ou calendário.

Isso torna-nos “vítimas do multitasking” e leva-nos a terminar o dia com a língua de fora e sem energia, conta o El Confidencial.

Entre as multitarefas do nosso dia-a-dia, há uma a que dificilmente damos importância e que até pode ser relaxante, que está a tornar-se cada vez mais popular entre os nossos vizinhos esppanhóis, porque nos permite matar dois coelhos com uma cajadada só, sem que nos apercebamos disso.

É uma forma fácil de mexer o esqueleto e de atenuar os efeitos de um estilo de vida sedentário: falar ao telefone enquanto se pratica alguma atividade física.

E numa época em que tudo é quantificado e classificado, a nova prática, que parece ser muito benéfica, já foi batizada: chama-se phonning — ou seja, nada mais do que falar ao telefone enquanto se caminha.

Parece um contra-senso, mas, conta o El Confidencial, 63,6% dos espanhóis já adotaram esta modalidade — tanto inconscientemente, talvez para matar o tédio, como conscientemente, com a firme intenção de encontrar tempo extra para o exercício físico que por vezes fica de lado.

Estes dados são corroborados por um estudo conduzido pela empresa de telecomunicações Finetwork, que concluiu que 31 milhões de espanhóis praticam regularmente algum tipo de phonning, aproveitando os seus passeios para pôr a conversa em dia com a família e os amigos.

De acordo com o estudo, a prática é realizada com mais regularidade e intensidade nos meses com um clima mais favorável, e os phonners correm em média até 181 km por ano ao telemóvel.

“Caminhar enquanto falamos não só nos permite cuidar da nossa saúde de forma natural e quase sem nos apercebermos, como melhora o nosso humor e permite-nos aproveitar melhor o tempo das nossas conversas”, explica Teresa Rivera, Diretora de Marca e Comunicação da Finetwork.

Na verdade, o phonning não é propriamente novo, há muito tempo que o fazemos. Apenas não tinha um nome… e não sabíamos que afinal era boa ideia fazê-lo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.