O que é o jiu-jitsu psicológico e como ser mestre na arte da resiliência

Abraçar os pensamentos e emoções negativas faz parte do seu combate. É tudo sobre estar Ancorado, Disposto e Capacitado.

Tal como a arte marcial brasileira do jiu-jitsu, que se baseia na cedência e redirecionamento da força, o jiu-jitsu psicológico permite-nos adaptar e prosperar em momentos de turbulência, neste caso emocional, em vez de resistir ou evitar pensamentos e emoções difíceis.

Como explica o psicólogo Ross G. White, a flexibilidade psicológica desta arte marcial da mente envolve a capacidade de permanecer ancorado, disposto e capacitado a confrontar emoções negativas como o medo, a ansiedade e a frustração . Mas tal como o jiu-jitsu, é preciso aprender esta arte.

Na arte marcial brasileira, os praticantes aprendem a utilizar o impulso do adversário em seu benefício. O mesmo acontece no jiu-jitsu psicológico, que nos ensina a aproveitar a energia emocional evocada por situações mais stressantes, em vez de nos deixarmos dominar por elas.

A flexibilidade psicológica não é apenas um conceito abstrato; é mensurável. Investigações mostram que os baixos níveis de flexibilidade psicológica estão associados a uma pior qualidade de vida, particularmente em indivíduos que enfrentam desafios de saúde, problemas de saúde mental ou ambientes de trabalho altamente stressantes.

Muitos de nós acreditamos que somos flexíveis na forma como respondemos aos altos e baixos da vida, mas na realidade, a rigidez é a norma. As pessoas encontram-se frequentemente presas em rotinas que não acreditam ser produtivas, tudo, muitas vezes, para evitar o desconforto ou para resistir ao perigo apresentado por experiências novas e emocionais.

Em contrapartida, desenvolver uma mente flexível significa adaptar os seus comportamentos e hábitos aos desafios que se apresentam, em vez de seguir cegamente rotinas que já não servem o seu objetivo.

A chave para o desenvolvimento da flexibilidade psicológica está encapsulada na estrutura A.W.E.: Anchored, Willing, e Empowered, (Ancorado, Disposto e Capacitado) explica o psicólogo na Psychology Today.

Estarancorado” significa manter-se ligado ao presente, compreendendo que os pensamentos e as emoções são temporários; estar “disposto” envolve aceitar e envolver-se em emoções difíceis em vez de as evitar e estar “capacitado” significa agir de acordo com os seus valores e objetivos, apesar dos desafios.

Ao cultivar a A.W.E., podemos aprender a abraçar as dificuldades da vida como oportunidades de crescimento, em vez de obstáculos a evitar. As técnicas da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) podem ajudar-nos a reforçar estas qualidades, conduzindo a respostas mais resilientes e adaptáveis à imprevisibilidade da vida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.