/

O que é a Regra dos 72, a chave matemática instantânea para calcular juros e poupanças?

Se costuma pesquisar sobre taxas de juro, pode já ter ouvido falar deste truque matemático. É simples e faz-se no momento. Em muitos casos, nem é preciso calculadora.

Imagine que está no banco, e lhe propõem dois tipos de conta poupança — uma com rendimento de 2% ao ano e outra de 4%.

Imagine também que o seu objetivo é duplicar o dinheiro que tem na conta, e gostava de perceber quantos anos lhe demorará a fazê-lo nos dois casos.

É fácil: basta pegar no número 72. Divida esse número pela taxa que lhe propõem e terá o resultado.

Ou seja, no caso em que vai lucrar menos ao ano, apenas 2%, o número de anos que vai demorar a duplicar o seu dinheiro é 72 / 2 = 36 anos. No caso da taxa mais lucrativa, demorará apenas 72 / 4 = 18 anos.

Nem é necessária calculadora, mas é claro que, se os números não forem assim tão redondos, poderá precisar de uma. Ainda assim, o cálculo faz-se rapidamente, com apenas uma divisão.

Note-se, no entanto, que este valor é aproximado. Para taxas de rendibilidade mais baixas, entre 2% e 5%, a Regra dos 70 é mais exata (o mesmo cálculo, mas divide-se 70 pela taxa em vez de 72).

Como nota o Corporate Finance Institute, há ainda outros números mais precisos para calcular, mas como não é tão simples fazer os cálculos de cabeça, são menos utilizados: o 69, ou, ainda mais correto, o 69,3.

Como aponta o ZME Science, esta regra também dá para calcular, por exemplo, a taxa de inflação ao longo dos anos. Ora, se a taxa de inflação se mantiver sempre nos 3%, a Regra dos 72 diz-lhe que os preços duplicarão em 24 anos (72 / 3 = 24).

Pronto, agora que já sabe o truque matemático simples para calcular juros e poupanças, saiba que há também um que lhe permite saber o dia da semana de qualquer data de qualquer ano.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.