O que é a misteriosa espiral azul avistada nos céus da Europa esta semana?

@MerlinTomkins / X

Nem extraterrestre, nem uma galáxia estranha: a SpaceX também é artista, e deliciou os espectadores europeus com um bizarro espetáculo de luzes.

Segunda feira, dia 24 de março, várias pessoas da Europa Central partilharam imagens nas suas redes sociais de uma estranha espiral azul que se avistava nos céus e se fez notar durante alguns minutos.

No Reino Unido, Croácia, Polónia ou Hungria, várias foram as pessoas que se intrigaram com o bizarro fenómeno. Seria um extraterrestre? Uma galáxia?

Na verdade, trata-se de um fenómeno muito menos espetacular: é apenas um foguetão SpaceX Falcon 9 que descolou do Complexo de Lançamento Espacial 40 (SLC-40) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, nos EUA, segundo avança a Space. Mas como foi provocado este espetacular fenómeno?

No X, um utilizador escreveu: “Parece que muitos de nós, em toda a Europa (estou em Wolverhampton, Reino Unido), acabámos de testemunhar um objeto no céu. Ao princípio, pensei que era a lua por detrás de uma nuvem, até que começou a mover-se com uma luz em espiral que emanava dele… alguma ideia?”

Parecia uma galáxia em espiral, mas na verdade o fenómeno é já conhecido: chamam-lhe “espiral SpaceX”. Acontece quando a fase superior de um foguetão Falcon 9 se separa do seu propulsor de primeira fase. Este evento resulta num incrível redemoinho azul.

Isto porque, enquanto a fase superior do dispositivo continua a sua viagem em direção ao Espaço, a inferir cai para a Terra e é depois recuperada. Durante o processo, a fase superior começa a girar em espiral, libertado o combustível que lhe resta.

Só que, depois de serlargado, o combustível congela rapidamente, uma vez que se encontra a elevada altitude. A luz, refletida nessa estrutura, desvenda assim uma magnífica espiral azul. Não é um E.T., mas não deixa de ser um raro e curioso fenómeno.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.