Já se sabe o que causou a misteriosa “tempestade de asma”, que vitimou dez pessoas em 2016

Mathias Krumbholz / wikimedia

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de “tempestade de asma” mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado.

No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em Melbourne, na Austrália, foram repentinamente invadidas por pacientes com graves problemas respiratórios, após uma violenta tempestade que varreu a cidade. Dez pessoas acabaram mesmo por falecer e milhares lutaram para respirar durante longos períodos de tempo.

O evento é conhecido como “tempestade de asma” e os cientistas revelaram, recentemente, uma explicação: ao contrário do que se pensava, não foi causado pela chuva, mas desencadeado por relâmpagos, avança o IFL Science.

Até agora, pensava-se que a chuva tinha causado a explosão do pólen generalizado, libertando partículas de subpólen (SPP). Estas partículas produzem uma reação alérgica semelhante ao pólen comum, mas penetram mais profundamente nos pulmões e criam sérias consequências.

No entanto, um novo estudo apresenta agora uma teoria alternativa, uma vez que a tempestade de 2016 foi acompanhada por relativamente pouca chuva e o aumento da humidade surgiu muito depois de os hospitais já estarem sobrecarregados.

“A maioria das pessoas que foram para as urgências não tinha histórico de asma”, disse Kathryn Emmerson, autora do artigo científico, publicado no dia 14 de abril na PLOS One. “Os pacientes tinham historial de febre do feno. Além disso, o fenómeno aconteceu no auge da temporada de pólen em Melbourne.”

Assim, de acordo com o novo estudo, um raio “explodiu” nas pastagens de azevém a oeste de Melbourne e as partículas foram arrastadas pela cidade pelos ventos.

O que sabemos é que, depois de o evento ter acontecido, houve um aumento de 672% nos internamentos por ataques respiratórios em hospitais locais e um aumento de 992% nos internamentos por asma em 30 horas.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …