O que atrai as pessoas para o poliamor? Novo estudo decifra as razões

1

ZAP // DALL-E-2

A pesquisa aponta as crenças pessoais, a influência dos média e necessidades insatisfeitas como as principais razões.

Uma pesquisa recente publicada nos Archives of Sexual Behavior investiga as motivações por trás do poliamor, lançando luz sobre as razões que levam indivíduos a envolverem-se em relações onde possuem múltiplos parceiros românticos, sexuais e íntimos, com o consentimento de todos os envolvidos.

Este estudo, liderado por Alexander K. Tatum, professor assistente de psicologia e psicólogo licenciado, visa fornecer informações que possam ajudar clínicos a apoiar clientes em relações poliamorosas, especialmente aqueles que sofrem de stress relacionado com o seu estilo de vida.

A investigação foi motivada por uma tendência notável de indivíduos e casais a procurar terapia para explorar relações poliamorosas.

Utilizando o fórum “r/polyamory” no Reddit, o estudo recrutou participantes maiores de 18 anos, residentes nos Estados Unidos e com experiência em poliamor.

Através de um inquérito online, os participantes ofereceram respostas detalhadas sobre as suas motivações para o poliamor, que foram então categorizadas em quatro temas principais: alinhamento de valores, fatores relacionais, estímulos externos e sexualidade.

Muitos participantes relataram ser atraídos para o poliamor devido ao seu alinhamento com os seus valores pessoais e crenças sobre relações, incluindo autenticidade e rejeição consciente das normas sociais que favorecem a monogamia.

Outros exploraram o poliamor devido a dinâmicas dentro das suas relações existentes, como necessidades emocionais ou sexuais não satisfeitas.

Influências externas, como desenvolver sentimentos por outros ou exposição ao poliamor através dos média, também desempenharam um papel, assim como desejos relacionados com a exploração sexual e diversidade, aponta o Psy Post.

O estudo não só fornece informações valiosas sobre as complexidades das relações poliamorosas, mas também desafia concepções erradas sobre este estilo de vida.

Ao compreender as diversas motivações para se envolver no poliamor, os profissionais de saúde mental podem oferecer um melhor apoio a indivíduos poliamorosos.

Apesar das suas contribuições, a pesquisa reconhece limitações, incluindo o potencial viés de auto-seleção ao recrutar participantes através do Reddit.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.