Portugal é o quinto país mais pacífico da Europa e o sétimo de um Mundo cada vez mais instável. Há quase 100 países envolvidos em guerras transfronteiriças. Já não havia tantos conflitos desde a II Guerra Mundial.
Desde a II Guerra Mundial que o Mundo não estava tão conflituoso como hoje.
No entanto, numa altura em que há 56 conflitos espalhados pelo planeta, a envolver cerca de uma centena de países, há lugares onde ainda se pode estar bem e seguro. Portugal é um desses casos.
De acordo com o Índice Global da Paz, dado a conhecer esta terça-feira, Portugal é o sétimo país mais pacífico do Mundo.
O ranking é liderado pela Islândia (desde 2008). Seguem-se Irlanda, Áustria, Nova Zelândia, Singapura, Suíça, e, no sétimo posto, Portugal. Dinamarca, Eslovénia e Malásia fecham o top-10.
Ainda assim, Portugal caiu uma posição em relação ao Índice divulgado em 2023.
No ano passado, cita a SIC Notícias, houve 162.000 mortes relacionadas com guerras, a maioria na Ucrânia e em Gaza.
“Hoje, 92 países estão envolvidos num conflito para além das suas fronteiras e esse é o número mais elevado registado desde o início do Índice Global de Paz“, disse Serge Stroobants, diretor para a Europa e o Médio Oriente do Instituto para a Economia e a Paz, citado pelo Diário de Notícias.
“Esta evolução gerou 162.000 mortes em combate no ano passado, com mais de 75% delas na Ucrânia ou em Gaza”, acrescentou.
Na lista apresentada constam 163 países. Pela negativa, surge o Iémen na última posição. Sudão, Sudão do Sul, Afeganistão e Ucrânia fecham o top-5 de países menos pacíficos do Mundo.
Portugal é paraíso de paz?
Portugal é um dos países que mais armas envia para Israel e um dos que contínua a alimentar a guerra na Ucrânia.
Mas não por muito tempo. “Se importas o 3º mundo, vais tornar-te no 3º mundo”. E é para lá que caminhamos.