O mais antigo computador do mundo era usado para prever o futuro

Marsyas / Wikimedia

Máquina de Anticítera

Máquina de Anticítera

Desde a sua descoberta, em 1901, a Máquina de Anticítera tem fascinado investigadores do mundo todo. Só recentemente o seu funcionamento foi desvendado, mas a sua finalidade ainda era um mistério.

Segundo um estudo recente, que levou mais de uma década, o mecanismo de Anticítera, datado de 87 a.C., não era afinal utilizado pelos astrónomos para prever eclipses.

Na semana passada, um grupo de investigadores anunciou o resultado da análise de pequenas inscrições encontradas em várias partes do mecanismo. Com algumas letras a medir meros 1,2 mm, foram necessárias técnicas especiais para revelar o texto escrito nas 82 diferentes partes que sobreviveram do mecanismo.

O que os investigadores revelaram é fascinante: os 3.500 caracteres decifrados mostram que o mecanismo não era apenas um computador para calcular eclipses e a posição dos astros, mas sim uma ferramenta para prever o próprio futuro, considerando o excerto sobre a cor de um futuro eclipse e o seu significado.

“Ainda não estamos bem certos de como interpretar isto, mas pode ser que remeta a sugestões de que a cor de um eclipse era algum tipo de presságio ou sinal”, conta Mike Edmunds, professor de astrofísica na Universidade Cardiff.

“Certas cores podem indicar um futuro melhor do que outras. Se for assim, e se estivermos a interpretar isto corretamente, então este é o primeiro caso de um mecanismo com uma referência real à astrologia em vez de astronomia”, conclui ele.

Os investigadores apontam que, mesmo assim, o objetivo principal do mecanismo era astronómico, e não astrológico – era como um livro de estudo.

“Não era uma ferramenta de pesquisa, algo que um astrónomo usaria para fazer cálculos, ou mesmo um astrólogo para fazer prognósticos, mas algo que usaríamos para ensinar sobre o cosmos e o nosso lugar no mesmo”, acrescenta Alexander Jones, um historiador da Universidade Nova Iorque.

“É como um manual de estudo de astronomia como era entendida na época, que ligava os movimentos do céu e dos planetas às vidas dos antigos gregos e ao seu ambiente”.

Outras coisas que os investigadores descobriram era que, aparentemente, o mecanismo foi construído na ilha de Rodes, e não foi o único.

Pequenas variações nas inscrições sugerem que pelo menos duas pessoas estiveram envolvidas na criação do instrumento, mas é provável que outros tenham sido recrutados para fazer as engrenagens.

Com tantas cabeças envolvidas, seria provavelmente resultado da produção de uma pequena oficina, e não de uma única pessoa.

HypeScience

RESPONDER

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …

Costa pediu finalmente desculpas (contrariado e só como cidadão)

"Se me quer ouvir pedir desculpas, eu peço desculpas". Eis como António Costa fez um mea culpa contrariado pelos trágicos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, nos últimos meses, num debate parlamentar onde confessou …

Material de Tancos abre guerra entre o Ministério Público e militares

A Polícia Judiciária Militar não informou o Ministério Público nem os procuradores da Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ de que tinha encontrado o material de guerra roubado, em junho passado, em Tancos. Segundo o Diário …

Sócrates "usou" ministros em benefício próprio

A actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e os antigos ministros Mário Lino, António Mendonça e Carlos Fonseca foram "instrumentalizados" por José Sócrates para favorecerem os seus interesses e os Grupos Lena e Espírito …

Benfica alvo de buscas por suspeitas de corrupção passiva e ativa

Elementos da Polícia Judiciária (PJ) estão a fazer buscas em instalações do Benfica, no âmbito do caso dos emails, numa investigação que se centra em suspeitas de corrupção passiva e activa. Fonte oficial do Benfica confirmou …

Ex-Comandante Nacional desviou meios do grande incêndio de Mação

A fita do tempo veio confirmar as suspeitas que o presidente da câmara de Mação, Vasco Estrela, que falava num desvio de meios e equipas no primeiro incêndio que tomou conta do concelho. No início de …