O LOL está fora de moda hahahhaha

SXC

Como é que as pessoas se riem nas suas conversas virtuais? A Internet perguntou e o Facebook respondeu: hahahah.

A análise dos dados da rede social revela que o “haha” é atualmente a forma mais popular de risada online, com cerca de 51% dos utilizadores a usarem-na regularmente.

Em segundo lugar surgem os emojis, reunindo 33,7% das preferências. A seguir surge o “eheh“, com 13,1% e, por fim, o “lol” (acrónimo para “laughing out loud”, rir às gargalhadas), com apenas 1,9%.

Se tem pena de que o LOL já não seja tão usado, imagine a situação do ROFL (“rolling on the floor laughing”, a rolar no chão de tanto rir) e o LMAO (“laughing my a*** off”, borrar-se de tanto rir), outros clássicos das gargalhadas na Internet – além de versões de outros países como o rsrsrs português ou o jajaja espanhol.

Porque é que o Facebook se lembrou de processar os dados sobre o tema?

Em abril, Sarah Larson escreveu sobre o assunto numa coluna da revista The New Yorker, em que refletia sobre o “ha” como uma peça de “lego”, uma unidade básica que constrói a nossa expressão de riso.

Para o estudo, o Facebook analisou dados recolhidos nos EUA durante uma semana de maio, identificando vários tipos de riso: desde o “lol” às variações de “haha” e “hehe”, passando pelos emojis.

Os dados apontam que mais homens do que mulheres usam o “haha”, e há mais mulheres do que homens a usarem emojis para se rirem. Os mais velhos – que usam menos expressões para comunicar o riso no geral – são os mais propensos a usar um “lol” para se rirem, enquanto é mais provável receber um emoji de alguém mais novo.

O estudo analisa ainda por região as preferências de riso virtual dos norte-americanos, e conclui que em Chicago e Nova Iorque os utilizadores gostam mais de usar emoji, enquanto os “haha” ganham em São Francisco e Seattle. O sul é a região do país onde mais se usa o LOL.

Tendo em conta que a análise de dados deu resultados diferentes das observações feitas por Sarah Larson na New Yorker, os analistas da rede social deixam a ressalva de que se focaram em publicações e comentários, e não em mensagens privadas – o meio do qual a colunista falava.

Talvez, afinal, haja mais lols nas nossas conversas pessoais ahahah.

AF, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …