Colisoes do LHC atingem energia recorde. Próxima paragem: o Big Bang

ATLAS / CERN

Colisão de iões em tempo recorde. Próxima paragem: o Big Bang.

O maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisionador de Hádrões (LHC, na sigla em inglês), está a embarcar numa nova e emocionante fase: vai colidir iões de chumbo a um nível de energia que é o dobro de qualquer experiência feita anteriormente.

Os cientistas devem executar testes com iões de chumbo carregados positivamente, ou seja, despojados dos seus eletrões. A colisão destes iões de chumbo permite que os investigadores estudem um estado da matéria que terá existido logo após o Big Bang, atingindo uma temperatura de vários biliões de graus.

Para estudar o estado da matéria logo após o Big Bang, é preciso recriar um momento no tempo quase infinitamente breve. O estado que o LHC tenta simular só existiu no nosso universo durante alguns milionésimos de segundo, quando a matéria extremamente quente e densa era uma espécie de sopa primordial composta por partículas chamadas quarks e gluões.

Ao aumentar a energia das colisões nas novas experiências com iões de chumbo, os cientistas vão aumentar o volume e temperatura do plasma de quarks e gluões, permitindo uma análise mais detalhada e precisa de como a matéria se comportava nas condições fugazes imediatamente após o Big Bang.

Para John Jowett, que dirige o programa de iões pesados do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, o laboratório na Suíça onde fica o LHC), podemos comemorar o rompimento de uma “nova barreira de energia simbólica”, já que irá levar algum tempo até que uma próxima fronteira como esta seja ultrapassada.

“A concentração de tanta energia num pequeno volume nuclear é suficiente para estabelecer densidades verdadeiramente colossais e temperaturas cerca de um quarto de um milhão de vezes aquelas que estão no núcleo do sol”, explica.

“Colisões de iões pesados recriam o plasma de quarks e gluões, o estado extremo de matéria que se acredita ter preenchido o universo quando tinha apenas microsegundos de idade. Do ponto de vista dos anos 50, os níveis de energia atingidos pelo LHC teriam parecido ficção científica”, sublinha.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …