O Ikea tem uma nova versão das suas famosas almôndegas — mas para insetos

Iniciativa tem como objetivo aumentar a consciência sobre a destruição de terrenos nativos inutilizados, numa altura em que a Dinamarca reporta apenas 1 a 2% de terrenos selvagens.

O Ikea está a servir um novo tipo de almôndega — mas desengane-se se o seu primeiro instinto foi pensar em comê-las. Na realidade, e com o objetivo de aumentar a consciência sobre a falta de habitats selvagens para os insetos, a Ikea Dinamarca estabeleceu uma parceria com o World Wildlife Fund para reinventar uma das marcas gastronómicas do Ikea: uma bola (ou almôndega) de semente sueca, desta feita para os insetos.

Feita de sementes de solo, barro e flores silvestres, a iguaria vai ajudar a cultivar plantas nativas que podem alimentar insetos ameaçados de extinção. Na Dinamarca, estas incluem amêijoas de milho (uma flor selvagem rara), camomila, e papoilas. Ao contrário das sementes normais, que podem exigir habilidades de jardinagem para crescer, as almôndegas em causa estão prontas para serem plantadas no seu jardim (ou, digamos, num qualquer vaso à venda no Ikea).

No entanto, apenas 7.500 de kits estão disponíveis na Dinamarca e exclusivamente para os membros do programa Ikea. Mas uma vez esgotados, o site dinamarquês da empresa publicará um guia de receitas para que possa fazer as suas próprias bolas de sementes em casa — independentemente de onde se viva.

Tal como nota o Fast Company, a nível global, os crescentes níveis de urbanização estão a alterar a paisagem da vida selvagem, uma vez que as estradas e as cidades frequentemente interrompem e destroem os habitats naturais dos animais. Simultaneamente, a terra utilizada para a agricultura, juntamente com as alterações climáticas, reduz a biodiversidade— em alguns casos reduzindo as populações para metade.

A partir de 2016, mais de 60% da paisagem dinamarquesa é constituída por terras cultivadas, deixando pouco espaço para a natureza selvagem e virgem. Segundo a WWF, apenas 1% a 2% da natureza dinamarquesa é na realidade selvagem, o que coloca milhares de espécies animais em risco de extinção.

Em comparação, cerca de 12% da área terrestre dos EUA está atualmente preservada como área selvagem, embora a cada 30 segundos se perca o equivalente a um campo de futebol de áreas naturais para estradas, casas e outras infra-estruturas. No ano passado, a administração Biden anunciou o objetivo de conservar 30% das terras do país até 2030, assegurando essencialmente que mais 18% da natureza selvagem do país esteja protegida para sempre.

Tal como vão destacar os mais céticos, plantar estas bolas de sementes também não será suficiente para reequilibrar as áreas nativas, mas tal gesto articula-se com as iniciativas mais vastas da empresa para ajudar a mitigar as alterações climáticas. Como parte desta iniciativa, o Ikea está também a reimaginar o espaço à volta das suas lojas na Dinamarca: troca de relvados por plantas selvagens, flores, e hotéis de insetos.

No ano passado, a empresa fez saber que começaria a vender energia renovável a clientes na Suécia e lançou um programa de compra de mobiliário em vários países, incluindo os EUA. Na sua loja de Copenhaga, com abertura prevista para 2023, está a plantar um exuberante jardim no telhado com árvores nativas, arbustos e hotéis de insetos. Nos Estados Unidos, adquiriu uma floresta na Geórgia para a proteger do desenvolvimento. Tudo isto faz parte do plano mais amplo da empresa até 2030 que visa a preservação ambiental.

Agora o Ikea quer que os proprietários de jardins se juntem à luta, uma almôndega de sementes de cada vez.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.