O deserto mais seco do mundo está coberto de flores

Mario Ruiz / EPA

Deserto de Atacama, no Chile, coberto de flores depois das chuvas provocadas pelo El Niño

Deserto de Atacama, no Chile, coberto de flores depois das chuvas provocadas pelo El Niño

Conhecido por ser o lugar mais seco do mundo, o deserto de Atacama decidiu contrariar todas as regras e encher-se de flores.

O cenário árido do deserto de Atacama, no Chile, foi transformado num gigantesco manto cor-de rosa de flores, a mudança mais impressionante dos últimos 18 anos.

Este fenómeno, que acontece a cada cinco a sete anos, foi provocado pelas fortes chuvas desencadeadas pelo El Niño em março passado. São mais de 200 espécies nativas que agora dão uma nova cor ao deserto.

“Este ano as flores atingiram uma intensidade sem precedentes”, diz o diretor do Serviço Nacional de Turismo em Atacama à agência EFE, Daniel Diaz.

“É a segunda vez no mesmo ano que isto acontece, algo nunca antes visto na história deste país”, afirma.

Na altura, as fortes tempestades causaram muitos estragos, com milhares de pessoas a ficarem sem teto. Mas, como se costuma dizer, depois da tempestade vem a bonança.

O fenómeno, que deve continuar até meados de novembro, vai levar cerca de 20 000 turistas a territórios chilenos só para verem mais de perto este “deserto de flores”.

O deserto de Atacama, situado no norte do Chile até à fronteira com o Peru, é conhecido por ser o deserto mais árido do planeta.

 ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.