O Big Ben já não é o que era

O relógio mais famoso do mundo tem dado as horas com seis segundos de avanço.

O relógio, com mais de 150 anos, está a adiantar as horas, dando as badaladas com seis segundo de avanço, noticia a BBC.

A alteração foi descoberta durante o fim de semana de 15 e 16 de agosto e, embora os responsáveis se tenham esforçado para acertar o relógio, estão a consegui-lo apenas de uma forma gradual.

Ao dar as horas de forma errada, o Big Ben acabou por interromper emissões radiofónicas da BBC que transmitem o som das suas badaladas em direto.

Segundo o canal britânico, o relógio, que é o segundo maior do mundo, é controlado através da adição ou remoção de pesos, mais concretamente moedas.

“Não sabemos porque é que isto aconteceu. Estamos a falar de um relógio com 156 anos, que precisa de uns ajustes de vez em quando. O relógio é um bocadinho temperamental”, disse Ian Westworth, um dos responsáveis.

Steven Jaggs, o guarda do relógio, diz que este não é um relógio como os outros.

“O Big Ben é um relógio mecânico. Não é digital nem eletrónico. É preciso muito amor e carinho para tratar dele”, afirma ao The Guardian.

Um porta-voz do parlamento disse que a pressão do ar, a temperatura, o mecanismo do escape e problemas com as engrenagens são algumas das causas que podem afetar a sua exatidão.

Os responsáveis continuam a tentar apurar o motivo que causou este avanço.

“Imaginem o vosso carro a trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante os últimos 156 anos” brincou Westworth.

A pontualidade britânica nunca foi levada tão à risca.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.