Nuvem tóxica provocada por incêndio em Setúbal dirige-se para Lisboa, mas não há perigo

Rui Minderico / Lusa

-

O incêndio que deflagrou esta terça-feira em dois armazéns de enxofre da Sapec Agro, em Mitrena, Setúbal, foi controlado, mas as operações de rescaldo deverão prolongar-se por vários dias, adiantou a Proteção Civil Municipal de Setúbal.

Neste momento, o fumo tóxico provocado pelo incêndio é a principal prioridade das autoridades, mas apesar de a nuvem tóxica estar a deslocar-se para Lisboa, não há qualquer perigo de intoxicação.

Segundo afirmou Marcelo Lima, comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, ao Diário de Notícias, o cheiro a enxofre poderá chegar a Lisboa dependendo da direção do vento ao longo do dia.

O incêndio deflagrou às 03h00 desta terça-feira, em dois armazéns com enxofre nas instalações da fábrica da Sapec, em Mitrena, no concelho de Setúbal. Às 06:40, o incêndio no armazém de enxofre, um produto abrasivo e tóxico, ainda se mantinha ativo.

As escolas da zona envolvente foram fechadas e os moradores de duas localidades foram aconselhados a permanecer em casa porque o enxofre liberta produtos tóxicos que poderiam provocar reações irritantes ou náuseas à população de Setúbal e Palmela.

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou que a nuvem de fumo deverá deixar de ser visível na região ao início da tarde, e as escolas que encerraram devido ao incêndio vão reabrir amanhã.

Não há registo de vítimas mortais, mas cinco bombeiros ficaram feridos com queimaduras leves na sequência do combate às chamas. No local estiveram 45 elementos de várias corporações de bombeiros, apoiados por 17 veículos, além de 30 elementos e 10 máquinas da fábrica que produz adubos agroquímicos.

O diretor-geral da Sapec Agro, João Martins, admitiu que o armazém de produtos de enxofre onde deflagrou o incêndio ficou completamente destruído, mas garantiu que a laboração da fábrica não foi afetada e prossegue normalmente.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.