Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

Miguel A. Lopes / Lusa

O novo Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos.

O nome do tenente-general José Nunes da Fonseca já recebeu o parecer favorável por unanimidade do Conselho Superior do Exército, anunciou nesta sexta-feira o primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas.

António Costa acrescentou que decorrerá ainda hoje um Conselho de Ministros electrónico, de forma a que o nome seja formalmente proposto ao Presidente da República.

A Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas prevê que os chefes de Estado-Maior são nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, que terá de ir a Conselho de Ministros.

Entre os nomes possíveis para o cargo estavam os tenentes-generais Guerra Pereira, comandante das Forças Terrestres, que foi chefe de gabinete do anterior chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, além de Fonseca e Sousa, comandante do Pessoal, Cóias Ferreira, comandante da Logística, e Campos Serafino, que é vice-CEME. O general do Exército Rui Clero, comandante-operacional da GNR, bem como o general Luís Miguel, também colocado na GNR, eram outros possíveis sucessores de Rovisco Duarte.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.