Números fixos há 25 anos: qual a camisola mais memorável?

SportLisboaBenfica / Facebook

Foi na época 1995/96 que, em Portugal, os jogadores de futebol passaram a mostrar o mesmo número de camisola ao longo de toda a temporada. 25 anos depois, recordamos aqui alguns exemplos mas muitos terão ficado fora.

Claro que alguns futebolistas “iluminados” já eternizaram números ainda antes desta mudança. Pelé, que até começou a utilizar o número 10 no Mundial 1958 porque mais ninguém fazia questão de a ter, ficou para sempre associado a esse número.

Maradona também. George Best será para sempre associado ao 7, Franz Beckenbauer ao 5, Johan Cruyff será sempre o número 14… E por aí fora.

Desde que os números se fixaram num jogador, alguns nomes se destacam. Por cá, entre os “grandes”, ficou famoso o 99 de Vítor Baía no FC Porto, quando voltou de Barcelona (precisamente em 1999); um número quase nunca usado por um guarda-redes, até então.

Também nas Antas/Dragão o número 2 ficou ligado a Jorge Costa, enquanto o 10 de Deco deu muitas alegrias aos adeptos portistas.

Mais a Sul, no Benfica, é fácil pensar no número 8 de João Vieira Pinto (que viria a mudar de camisola e de clube, como se sabe) e no 21 de Nuno Gomes. Mas, em termos de longevidade, ninguém supera Luisão e o seu número 4.

Ali ao lado, o ataque do Sporting foi dominado pelos muitos golos do 16 de Jardel e do número 31, sempre associado ao Liedson. No entanto, e voltando à longevidade, recordamos um homem da casa: Beto, que ficou ligado ao número 22.

Lá fora, Cristiano Ronaldo até passou a ser CR7 e Lionel Messi emprega bem o seu número 10. Em Roma, chegou a pairar a ideia de que Francesco Totti iria ser sempre o número 10 – mas sim, já se retirou. Na baliza, o número 1 é associado a muitos guarda-redes, claro. Talvez se destaquem Iker Casillas e Oliver Khan.

Cafú e Gary Neville ficam ligados ao 2, Paolo Maldini é o eterno 3; Sergio Ramos continua a ser dono do 4, que noutras bandas foi muito utilizado por Javier Zanetti; Carles Puyol andou com o 5 nas costas em centenas de jogos.

No meio-campo, começando pelo número 6, recordamos imediatamente Xavi.

O número 7 teve mais donos famosos, além de Cristiano: Éric Cantona, Raúl, Luís Figo, David Beckham e Andriy Shevchenko. Um trio fica ligado ao 8: Steven Gerrard, Frank Lampard e Andrés Iniesta.

Goleadores associados ao número 9? Alan Shearer e Ronaldo, de imediato. Com Robert Lewandowski a ameaçar ficar nesta lista de elite, mais recentemente. A diversidade de nomes aumenta no número 10: Roberto Baggio, Rui Costa, Alessandro Del Piero, Dennis Bergkamp, Rivaldo, Zinédine Zidane, Ronaldinho Ryan Giggs será o nome mais rapidamente associado ao 11.

Depois do tradicional 1-11, chegamos ao número 13, associado a Michael Ballack.

O 14 será de Thierry Henry, o 18 de Paul Scholes, o 21 de Philipp Lahm e Andrea Pirlo, e o 26 de John Terry.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro NT, é quase imperdoável ter esquecido um “6” que o seu clube imortalizou retirando-o. O clube é o Milan e o jogador, um dos melhores defesas da história, talvez o melhor, é Franco Baresi.

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …