Números fixos há 25 anos: qual a camisola mais memorável?

SportLisboaBenfica / Facebook

Foi na época 1995/96 que, em Portugal, os jogadores de futebol passaram a mostrar o mesmo número de camisola ao longo de toda a temporada. 25 anos depois, recordamos aqui alguns exemplos mas muitos terão ficado fora.

Claro que alguns futebolistas “iluminados” já eternizaram números ainda antes desta mudança. Pelé, que até começou a utilizar o número 10 no Mundial 1958 porque mais ninguém fazia questão de a ter, ficou para sempre associado a esse número.

Maradona também. George Best será para sempre associado ao 7, Franz Beckenbauer ao 5, Johan Cruyff será sempre o número 14… E por aí fora.

Desde que os números se fixaram num jogador, alguns nomes se destacam. Por cá, entre os “grandes”, ficou famoso o 99 de Vítor Baía no FC Porto, quando voltou de Barcelona (precisamente em 1999); um número quase nunca usado por um guarda-redes, até então.

Também nas Antas/Dragão o número 2 ficou ligado a Jorge Costa, enquanto o 10 de Deco deu muitas alegrias aos adeptos portistas.

Mais a Sul, no Benfica, é fácil pensar no número 8 de João Vieira Pinto (que viria a mudar de camisola e de clube, como se sabe) e no 21 de Nuno Gomes. Mas, em termos de longevidade, ninguém supera Luisão e o seu número 4.

Ali ao lado, o ataque do Sporting foi dominado pelos muitos golos do 16 de Jardel e do número 31, sempre associado ao Liedson. No entanto, e voltando à longevidade, recordamos um homem da casa: Beto, que ficou ligado ao número 22.

Lá fora, Cristiano Ronaldo até passou a ser CR7 e Lionel Messi emprega bem o seu número 10. Em Roma, chegou a pairar a ideia de que Francesco Totti iria ser sempre o número 10 – mas sim, já se retirou. Na baliza, o número 1 é associado a muitos guarda-redes, claro. Talvez se destaquem Iker Casillas e Oliver Khan.

Cafú e Gary Neville ficam ligados ao 2, Paolo Maldini é o eterno 3; Sergio Ramos continua a ser dono do 4, que noutras bandas foi muito utilizado por Javier Zanetti; Carles Puyol andou com o 5 nas costas em centenas de jogos.

No meio-campo, começando pelo número 6, recordamos imediatamente Xavi.

O número 7 teve mais donos famosos, além de Cristiano: Éric Cantona, Raúl, Luís Figo, David Beckham e Andriy Shevchenko. Um trio fica ligado ao 8: Steven Gerrard, Frank Lampard e Andrés Iniesta.

Goleadores associados ao número 9? Alan Shearer e Ronaldo, de imediato. Com Robert Lewandowski a ameaçar ficar nesta lista de elite, mais recentemente. A diversidade de nomes aumenta no número 10: Roberto Baggio, Rui Costa, Alessandro Del Piero, Dennis Bergkamp, Rivaldo, Zinédine Zidane, Ronaldinho Ryan Giggs será o nome mais rapidamente associado ao 11.

Depois do tradicional 1-11, chegamos ao número 13, associado a Michael Ballack.

O 14 será de Thierry Henry, o 18 de Paul Scholes, o 21 de Philipp Lahm e Andrea Pirlo, e o 26 de John Terry.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro NT, é quase imperdoável ter esquecido um “6” que o seu clube imortalizou retirando-o. O clube é o Milan e o jogador, um dos melhores defesas da história, talvez o melhor, é Franco Baresi.

RESPONDER

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …