Messi, Enzo, Dário Essugo: 17 factos da final do Mundial 2022

4

Friedemann Vogel/EPA

Enzo Fernández e Lionel Messi com troféus do Mundial 2022

Argentina conquistou o Mundial e ficou com quase todos os troféus individuais, depois da final memorável contra a França. Portugal também aparece nesta lista.

Há quem diga que foi o melhor jogo de futebol de sempre. E deve ter sido a final de um Mundial de futebol mais espectacular de sempre (não vimos todas).

A Argentina foi campeã mundial, depois de vencer a França nas grandes penalidades, numa final que terminou com 2-2 nos 90 minutos e com 3-3 após o prolongamento.

Ficam aqui factos, números, registos, curiosidades à volta do jogo deste domingo e do próprio Mundial 2022. Uns são óbvios, outros mais “escondidos”, à boleia dos dados do Squawka.

Otamendi e Enzo
Começamos pela nossa Liga. Pela primeira vez houve futebolistas a vencer um Mundial enquanto jogam num clube português. Otamendi e Enzo Fernández, jogadores do Benfica, foram campeões mundiais. Antes já passaram por cá Capdevila, Casillas, Rami e Draxler – foram todos campeões mundiais mas antes de virem para Portugal. Agora a Liga portuguesa (o Benfica) tem três campeões ou antigos campeões do mundo, já que Draxler também joga na Luz.

Melhor jovem
Já se previa que as atenções sobre Enzo Fernández poderiam ser outras, por causa do Mundial no Qatar. Mas poucos previram que o médio do Benfica fosse o melhor jovem do torneio. Já devem estar a chegar propostas a Lisboa.

Argentina campeã, 36 anos depois
Na última vez que a Argentina tinha sido campeã mundial, em 1986, os guarda-redes ainda podiam agarrar a bola com as mãos depois de um passe de um colega de equipa, cada equipa só podia realizar duas substituições (a França realizou sete, ontem). E Messi ainda nem tinha nascido.

Messi: recordes, recordes, recordes…
Lionel Messi foi campeão do mundo. Na sua última tentativa, o troféu chegou. Foi eleito o melhor jogador do Mundial 2022; e já tinha sido o melhor no Mundial 2014 – é o primeiro futebolista a ser eleito duas vezes o melhor de um Mundial. Foi eleito o melhor jogador da final: conseguiu essa distinção em quase metade (42,3%) dos jogos que disputou em Mundiais. É o jogador no activo com mais golos e com mais assistências em Mundiais. É o futebolista com mais jogos em Mundiais. Passou a ser o sul-americano com mais golos em competições internacionais (26, mais um do que Ronaldo). E a lista poderia continuar.

Melhor jogador da selecção vencedora
1994 tinha sido o último ano em que o melhor futebolista do Mundial era elemento da selecção campeã. Romário, na altura; agora Messi.

Messi “desempata” com Cristiano
Na eterna comparação com Cristiano Ronaldo, havia um empate no currículo: troféus internacionais. Um Europeu para o português, uma Copa América para o argentino. Mas agora Messi é campeão do mundo (e já tinha Jogos Olímpicos e Finalíssima no currículo, além de um Mundial de juniores).

Dário Essugo
O jovem do Sporting, Dário Essugo, publicou no Twitter uma cabra. Ou seja, goat (greatest of all times, o melhor de sempre). Era uma referência a Lionel Messi. O jovem foi insultado – aparentemente por adeptos do Sporting – nos comentários e, pouco depois, apagou essa publicação.

Mbappé vai chegar ao topo
Já chegou ao topo mas ainda vai subir mais. Kylian Mbappé já tem 12 golos em Mundiais (em 14 jogos); tem 23 anos e só está a quatro golos do recordista Miroslav Klose. Foi o melhor marcador no Mundial 2022, com oito golos. É o jogador com mais golos (quatro) em finais de Mundial. Só George Hurst, em 1966, tinha conseguido um hat-trick numa final, tal como Mbappé conseguiu neste domingo. Só Vava, em 1958 e 1962, tinha marcado em duas finais consecutivas. Mas Mbappé foi o primeiro com um hat-trick na final e, mesmo assim, a não ser campeão mundial.

Mbappé e Messi
Desde 1970 (Gerd Müller e Pelé) que não havia dois jogadores a participar directamente em 10 ou mais golos durante um Mundial. Messi e Mbappé fizeram o mesmo no Mundial 2022; duas assistências para cada um.

Di María (outra vez)
O ex-Benfica marcou na final do Mundial 2022. Tal como tinha marcado na Finalíssima 2022, na final da Copa América 2021 e na final dos Jogos Olímpicos 2008. Para a Argentina ganhar, Di María tem de marcar.

Onda andava Martínez?
Emiliano Martínez foi importante nesta conquista argentina. O guarda-redes, eleito o melhor do torneio, jogava no Oxford United (quarta divisão) há uma década; esteve no Rotherham pouco depois do Mundial 2014; andou por Getafe e Reading mais recentemente; após 10 anos ligado ao Arsenal, saiu para o Aston Villa há dois anos, onde ainda joga (para já).

Mas o melhor foi Szczęsny
No entanto, os dados da Opta mostram que o guarda-redes com melhor desempenho no Mundial 2022 foi Wojciech Szczęsny, da Polónia. Martínez aparece somente no quarto lugar.

Campeã depois de perder
A Argentina repetiu o que só a Espanha tinha feito: ser campeã mundial depois de perder o jogo de abertura (Arábia Saudita).

Vencer os campeões…e perder com os árabes
Copa América 2021: Brasil era o campeão mas perdeu frente à Argentina. Finalíssima 2022: Itália era a campeã europeia mas perdeu frente à Argentina. Mundial 2022: França era a campeã mas perdeu frente à Argentina. E a Arábia Saudita venceu a Argentina.

Scaloni
O seleccionador Lionel Scaloni também entrou para a História: é o primeiro treinador argentino a vencer Copa América e Mundial.

Europa-América
Agora a América do Sul tem 10 Mundiais conquistados (cinco do Brasil, três da Argentina e dois do Uruguai). Impediu um “penta” da Europa – que vencia sempre desde 2006 – e aproximou-se do total de 12 títulos europeus.

Recorde de golos
172 golos no Qatar. Nunca se tinham marcado tantos golos num Mundial de futebol.

E, no fim, venceu a Argentina. Nada adiantou a decisão dos responsáveis do Metro de Paris: há uma estação chamada “Argentina” que neste domingo passou a chamar-se “Argentina-França, allez les Bleus!”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Finalmente e felizmente vemo-nos livres deste mundial vergonhoso.
    O mundial da vergonha, da corrupção, da violação dos direitos humanos, dos milhares de trabalhadores que morreram a construir os estádios explorados e sem condições nenhumas entre outras coisas mais. Que vergonha!
    Parece que a Europa e os Estados Unidos só falam de Direitos Humanos quando lhes convém. Não admira pois o rumo que a vida dos europeus e americanos vai tomando, cada vez mais dificuldades pois estão nas mãos de políticos e empresários mais perversos que o próprio Hitler.

  2. A Europa só tem mais títulos que a América do Sul porque tem mais times. Proporcionalmente a América do Sul é melhor e o Brasil o maior de todos!

    • Tretas. Essa ideia da quantidade é totalmente errada. Se assim fosse, então um país pequeno também nunca poderia ganhar um mundial ou um europeu. Teria de ser sempre um país enorme. Afinal, uma Alemanha tem muito mais por onde escolher do que uma Bélgica. Não vá por aí. Quanto ao Brasil, teve gerações boas mas esta não é uma delas. E o Neymar não joga nada. Nunca jogou nada. Não é de agora.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.