Número de desempregados do IEFP regista maior queda homóloga de sempre

Paulo Novais / Lusa

-

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 15,3% em fevereiro, face a igual mês de 2016, para 487.629 pessoas, representando a maior redução em termos homólogos desde que há registo.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em comparação com o mês anterior, o número total de desempregados registados em dezembro do ano passado recuou 1,4%, o que representa menos 7.101 pessoas.

Face a fevereiro de 2016, havia menos 88,37 mil desempregados inscritos, o que representa a maior redução em termos homólogos desde que o IEFP começou a divulgar estes dados, em 1989.

Em termos homólogos, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu em ambos os sexos, mas a queda foi mais significativa nos homens, com uma descida de 17,3%, enquanto nas mulheres a redução foi de 13,5%.

Quanto ao grupo etário, o número de jovens inscritos (com menos de 25 anos) conseguiu uma redução de 21,3% e o grupo dos adultos apresentou, igualmente, uma descida homóloga do número de inscritos de 14,5%.

Quanto ao tempo de inscrição, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,5% em relação a fevereiro de 2015, e os desempregados de longa duração, isto é, com tempo de inscrição igual ou superior a um ano, diminuíram 12,9%.

O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu também face ao mês homólogo de 2016 (15,2%), bem como aqueles que procuravam o primeiro emprego (16,3%).

A nível regional, comparando com o mês de fevereiro de 2016, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Centro e o Alentejo com as descidas percentuais mais acentuadas (19,3% e 17,6%).

Em relação ao mês anterior, o desemprego diminuiu em todas as regiões, com exceção de Lisboa e Vale do Tejo, onde se verificou um acréscimo de 0,3%.

As colocações realizadas durante o mês de fevereiro totalizaram as 6.209 em todo o país, um número inferior ao de igual período de 2016 (35,2% ou o equivalente a 3.378 colocações) e ao do mês anterior (9,5% ou o equivalente a 654 colocações).

A análise das colocações por grupos de profissões (dados do continente), mostra, de acordo com o IEFP, uma maior concentração nos “trabalhadores não qualificados” (27,5%), nos “trabalhadores dos serviços pessoais, de proteção e segurança e vendedores” (18,1%) e nos trabalhadores qualificados da indústria, construção e artífices (15,4%).

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E lá continuam eles a utilizar os números dos inscritos do IEFP. Como se um trabalhador (empregado) não pudesse estar inscrito no IEFP (e o contrário também acontece!). estes números já não são reais há muuuuuitos anos. Estes números são totalmente falsos e a cor do Governo não tem tido qualquer influência. Também ajuda (a estes números falsos) os inscritos em cursos e estágios. Também NÃO conta aqueles que foram “amigavelmente” convidados a emigrar. Isto já cansa!

RESPONDER

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …