Numa tentativa de reduzir o tempo de ecrã dos filhos, francês deixa dois municípios sem internet

5

Incidente ocorreu na região de Messanges e foi causado pelo uso de um jammer, dispositivo proibido em França.

O tempo que as crianças e os jovens passam nos dispositivos móveis e, especificamente, nas redes sociais é um tema que preocupa pais e educadores, os quais recorrem a diferentes meios para atrair a atenção dos filhos para outras atividades.

No entanto, em França, um pai pode ter tomado medidas demasiado drásticas ao interromper a ligação à internet de toda uma cidade na tentativa de impedir que o filho passasse demasiado tempo online. O gesto poderá valer-lhe seis meses de prisão.

De acordo com o canal de televisão France Bleu, o homem tentou usar um jammer com multi-onda para cortar temporariamente a ligação à internet na sua casa, na região de Messanges.

Acontece que o uso dos ditos jammers, que é proibido em França, tem como objetivo interferir nos sinais de telecomunicações, acabando por “asfixiar” as ligações. Apesar da sua ilegalidade, há indivíduos que continuam a usá-los e a ser presos por isso.

Neste caso, o pai usou o dispositivo na esperança de desviar a atenção dos seus filhos viciados nas redes sociais e nos dispositivos que as suportam.

Esta foi precisamente a justificação dada às autoridades francesas, tendo admitido que o seu objetivo era apenas interromper a ligação à internet na sua casa entre a meia noite e as 3h da manhã, provavelmente para que as crianças fossem dormir.

No entanto, o poder do jammer foi suficiente não só para desligar a internet na residência, mas também em toda a área circundante — para infelicidade do autor, mas também dos seus vizinhos, que em estado de irritação começaram a queixar-se dos episódios, o que motivou uma investigação por parte do organismo responsável.

Segundo o Gizmodo, a ação do homem chegou a perturbar o acesso à internet em dois municípios diferentes. Agora, o castigo pode variar entre uma pena de prisão de até seis meses ou uma multa de 30 mil euros.

ZAP //

5 Comments

  1. Caros Senhores ZAP,
    A seguinte frase está incorrectamente construída. Ora, corrijam lá, por favor!
    “No entanto, o poder do jammer foi suficiente não só para desligar a internet não só na residência, mas em toda a área circundante”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.