Polvos deram à costa e invadiram praia do País de Gales

Duas dezenas de polvos deram à costa, na última sexta-feira, numa praia de Ceredigion, no País de Gales, surpreendendo os moradores e especialistas com este comportamento estranho.

Segundo a BBC, Brett Stones, que gere a SeaMôr Dolphin Watching Boat Trips, avistou cerca de 25 polvos na praia de New Quay, quando regressava de um dia no mar.

“Havia provavelmente 20 ou 25 na praia. Nunca os vi assim fora da água“, conta.

De acordo com a emissora britânica, a quantidade de polvos na costa gaulesa tem aumentado devido ao declínio das populações de bacalhau, um dos seus principais predadores. Também costumam ser uma boa presa para os golfinhos.

“Talvez estejam a ficar confusos por causa das luzes brilhantes do porto de New Quay ou a morrer por causa do verão ou das recentes tempestades”, alega Stones.

“Nós costumamos ter baldes com lagosta e, às vezes, os polvos tiram a isca, mas são muito sorrateiros. É muito raro conseguir vê-los“, explica ainda.

À BBC, Stones diz que ajudou a recolher alguns do animais que estavam completamente fora de água e que os devolveu ao mar mas que, apesar de todos os esforços, outros já se encontravam mortos no sábado de manhã.

Em declarações ao The Telegraph, James Wright, técnico do National Marine Aquarium, em Plymouth, afirma que a presença destes animais nas praias “não corresponde ao seu comportamento normal“.

“Apareceram nas redes sociais alguns vídeos que mostram polvos a sair do mar durante a noite para caçar, mas observá-los a arrastar-se nestas quantidades é bastante incomum”.

“Como as áreas onde foram encontrados coincide com as duas zonas onde passaram as tempestades Ophelia e Brian, podemos supor que isso os tenha afetado”, explica.

“Pode ser simplesmente uma consequência de lesões sofridas nas tempestades ou alguma sensibilidade a mudanças na pressão atmosférica”, declara o técnico ao jornal britânico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …